Unilab participa de plenária do Colegiado Territorial do Território Maciço de Baturité

Data de publicação  07/02/2013, 17:12

A Unilab participou, na última sexta-feira (1º /02), da plenária do Colegiado Territorial do Território Maciço de Baturité, realizada no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Baturité. O Território Maciço de Baturité é uma representação que faz parte do Programa do Governo Federal Territórios da Cidadania. O projeto de desenvolvimento regional sustentável e garantia de direitos sociais é voltado às regiões do país que mais precisam, com objetivo de levar o desenvolvimento econômico e universalizar os programas básicos de cidadania. Em cada território, um Conselho Territorial composto pelas três esferas governamentais e pela sociedade determina um plano de desenvolvimento e uma agenda pactuada de ações.

Na reunião foi escolhido o novo Núcleo Dirigente do Território Maciço de Baturité para o biênio 2013 – 2015. A coordenadora de Extensão e Ações Comunitárias/PROPPGE da Unilab, Sâmia Maluf, foi eleita uma das integrantes do núcleo dirigente. Também dentro da programação da plenária, o professor Ribamar Furtado apresentou o Curso de Especialização em Desenvolvimento Territorial no Semi-Árido que será ofertado pela Unilab.

Também foi apresentado o convênio firmado entre a Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES), do Ministério do Trabalho e Emprego (TEM) e a Secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) do Estado do Ceará que executará o projeto “Política Integrada de Economia Solidária” que abrange 27 municípios, em 03 (três) territórios do Ceará, entre eles, o Território Maciço de Baturité. O objetivo do projeto é ampliar e fortalecer os empreendimentos e redes solidários, fortalecer a autogestão, a autonomia e a sustentabilidade dos empreendimentos solidários.

Ao final do evento, foi apresentado o Novo Núcleo Dirigente, eleito pelo voto direto dos representantes dos seguimentos. A escolha do novo coordenador do Núcleo deve ocorrer na próxima reunião de planejamento do ano agendada para o dia 15 de fevereiro, de 8h ao meio-dia, no Campus da Liberdade da Unilab.