Unilab participa do núcleo dirigente do Território do Maciço de Baturité

Data de publicação  13/02/2013, 11:53

Nesta sexta-feira (15), das 8h às 12h, a Unilab será o local da primeira reunião do novo Núcleo Dirigente do Território do Maciço de Baturité, um grupo formado por representantes da sociedade civil e poder público para planejar e executar estratégias de desenvolvimento sustentável para a região. Neste encontro, deverá ser escolhido o coordenador do Núcleo Dirigente, formado sete representantes da sociedade civil e quatro do poder público. No último dia 1º de fevereiro foi realizada a plenária para eleição do núcleo dirigente. A coordenadora de Extensão e Ações Comunitárias da Unilab, Sâmia Maluf, foi escolhida para representar a universidade no grupo, entre os representantes do poder público.

Núcleo dirigente do Território Maciço de Baturité

A plenária começou com a interveção do representante do Instituto Agropolos, Josafá Martins. Ele fez uma breve apresentação da politica de Desenvolvimento Territorial, mostrando suas vantagens, suas dificuldades e seus avanços. Esclareceu sobre quais as instâncias do Colegiado Territorial e convidou a todos para cada vez mais fortalecer esta estratégia.

Evandro Leitão, secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado

O lançamento do Projeto de Economia Solidária foi feito, com a presença do Secretário de Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado do Ceará, Evandro Leitão, juntamente com sua equipe. Após o lançamento, ele apresentou o projeto detalhadamente. Em seguida, a Professora Elza Braga fez uma síntese de como se dará o projeto no Maciço de Baturité. Ao final das apresentações, foi feito um debate, com perguntas, respostas e sugestões. Entre os principais encaminhamentos, ficou acertado que o Comitê Gestor do Projeto receberá duas pessoas do Território (uma do Poder Público e outra da Sociedade Civil) e a definição do dia 22 de março para a realização de um aeminário sobre o projeto.

Professor Ribamar Furtado, da Unilab

No terceiro momento da plenária, o professor Ribamar Furtado apresentou um Projeto de Extensão da Unilab, que em breve deverá abrir edital para oferta de um Curso de Especialização em Desenvolvimento Territorial no Semiárido. Fez uma contextualização da situação da extensão e da assistência técnica no Brasil e no Ceará, apresentando a proposta da Unilab de qualificar os profissionais para atuar neste contexto.

Após o almoço, a plenária entrou em clima de eleição para a escolha do novo Núcleo Dirigente, para o mandato de dois anos (2013 – 2015). Após apresentação dos papeis do Núcleo Dirigente e de sua importância para o Território, a plenária foi dividida em dois grupos: sociedade civil (para escolher sete representantes) e poder público (para escolher quatro representantes).

Ao final do evento, foi apresentado o Novo Núcleo Dirigente, eleito pelo voto direto dos representantes dos seguimentos. Os eleitos foram:

Da Sociedade Civil:

Fórum das Assembleia dos Assentados – Dona Terezinha Ricardo