Campus de São Francisco do Conde inicia atividades

Data de publicação  14/02/2013, 13:51
fachada-sao-francisco-do-conde1

Fachada do Campus de São Francisco do Conde

As aulas dos cursos a distância no Campus de São Francisco do Conde começam neste dia 16 e já é grande a expectativa de alunos e servidores. Por enquanto, a movimentação no lugar é por causa da realização das matrículas dos cursos de Graduação e Especialização a distância. Porém, muitos moradores vão para conhecer o novo campus.

Ione dos Santos, secretária administrativa do Campus de São Francisco do Conde

“Os estudantes vêm aqui e pedem para ver os espaços, visitar o auditório, o laboratório de informática. Eles estão com bastante vontade em estudar aqui, muitos deles estão voltando à sala de aula agora e sonham com um diploma, ainda mais sendo em uma universidade reconhecida internacionalmente. Além disso, os alunos estão dispostos a colaborar com a instituição e tornar, nesse caso, a Unilab como referência no ensino da educação a distância”, diz a secretária administrativa do Campus, Aldemária Ione dos Santos, primeira servidora efetiva da universidade a atuar na nova sede. Ela trabalhava anteriormente como arquivista no Campus da Liberdade, em Redenção, e foi transferida para a sede da Unilab na Bahia, sua terra natal.

Rizio Couto foi selecionado para o curso de Administração Pública

Um dos estudantes matriculados é Rizio Couto de Almeida, 35 anos, é morador do distrito de Caípe de Baixo, em São Francisco do Conde. Ele, que deixou de estudar há mais de 10 anos e, atualmente, presta serviço como autônomo na área de informática, foi selecionado para o curso de Graduação em Administração Pública. “Eu não tenho nem como expressar o meu sentimento. Estou muito ansioso para saber como vai ser a universidade. Antes, eu não tive oportunidade e, agora, acredito que vou ter muito sucesso em relação aos meus estudos”, comenta. Sobre fazer um curso na modalidade a distância, ele responde: “isso vai facilitar muito a minha participação, porque eu posso até conseguir um trabalho fixo que não vai me atrapalhar. Vou ter como conciliar”.

Os aprovados nos cursos de Especialização em Gestão Pública, Gestão Pública Municipal e Gestão em Saúde devem fazer a matrícula nestes dias 14 e 15 de fevereiro, das 08h às 18h. Segundo a coordenadora da educação aberta e a distância da Unilab, Maria Aparecida Silva, é necessário apresentar o RG e CPF para confirmar a intenção de ocupação da vaga.

No próximo sábado (16), os estudantes de todos os cursos, tutores e professores do Polo, em São Francisco do Conde, se encontrarão na Câmara Municipal para participar de uma videoconferência sobre inserção no ambiente virtual, com a presença da vice-reitora da Unilab, Maria Elias. À tarde, os alunos da Graduação vão iniciar o primeiro módulo do curso com o tema “Introdução à EAD”, no próprio Campus.

Para a realização destas primeiras atividades, a equipe está sendo formada também por funcionários da área administrativa e de serviços gerais cedidos pela Prefeitura Municipal.

Campus de São Francisco do Conde

O Campus em São Francisco do Conde vai abrigar as atividades acadêmicas da Unilab, nas áreas de ensino de Graduação e Pós-Graduação, pesquisa e extensão, além de ser o Polo de Apoio Presencial dos cursos de educação a distância ofertados pela universidade.

A estrutura do campus universitário tem dois pavimentos contendo 10 salas de aula; laboratório de informática; auditório para 132 lugares; rampa de acessibilidade ao pavimento superior; enfermaria; refeitório; cantina; biblioteca com o acervo de três mil títulos; banheiros, inclusive para deficientes; quadra poliesportiva com cobertura; e área para o setor administrativo.