Mostra de Cinema Múltiplos Brasis será realizada de 21 a 24 de fevereiro

Data de publicação  14/02/2013, 15:38

A Mostra de Cinema Múltiplos Brasis inicia sua itinerância por Fortaleza nos dias 21, 22, 23 e 24 de fevereiro. O evento integra as atividades que antecedem a IV Reunião Equatorial de Antropologia e a XIII Reunião de Antropólogos do Norte e Nordeste, numa parceria com o Laboratório de Imagem e Som em Antropologia (Lisa) da USP e o Laboratório de Estudos da Oralidade (Leo) da UFC. A Mostra foi apresentada pela primeira vez em São Paulo no ano passado. No Ceará, as exibições serão apresentadas no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Os filmes reunidos nessa mostra foram pensados a partir de cinco eixos temáticos: Cidades, Personagens, Fronteiras, Performance e Outros Brasis. A Mostra Itinerante Míltiplos Brasis é produzida localmente pelo colega Alexandre Vale e pela equipe do Leo da UFC. A proposta é que a Mostra de Cinema seja uma oportunidade para consolidação de um espaço de discussão sobre as possibilidades e potencialidades do uso das imagens nos processos de difusão e pesquisa socioantropológica.

Os títulos selecionados foram premiados em festivais e alguns deles foram feitos por antropólogos. Eles dialogam com questões atuais da antropologia e remetem diretamente às discussões que terão lugar na IV REA/XIII ABANNE, cuja temática geral denomina-se “Saberes Locais e Experiências Transnacionais: Interfaces do Fazer Antropológico”. O evento será realizado em Fortaleza de 04 a 07 de agosto, é promovido pela Universidade Federal do Ceará, em parceria com a Universidade Estadual do Ceará (Uece), a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e a Universidade Regional do Cariri (Urca).

A Mostra de Cinema Múltiplos Brasis será aberta na próxima quinta-feira (21), às 18h30, com a conferência da antropóloga e curadora do evento, Paula Morgado, intitulada “Antropologia Visual: conhecer para ver e ver para conhecer”. Às 19h30, será realizado o lançamento do livro “O voo da beleza”, de Alexandre Fleming Câmara Vale, seguido do filme de mesmo título.

Confira a programação completa da Mostra de Cinema Múltiplos Brasis e a sinopse dos filmes:

[gview file=”http://www.unilab.edu.br/wp-content/uploads/2013/02/multiplos+brasis_final3.pdf”]