Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Inscrições para Programa de Bolsas para Afrodescendentes da ONU vão até dia 18 de fevereiro

Data de publicação  15/02/2013, 09:47
Saltar para o conteúdo da postagem

O Alto Comissariado de Direitos Humanos das Nações Unidas está lançando o Programa de Bolsas para Afrodescendentes 2013. As incrições vão até dia 18 de fevereiro de 2013. O objetivo é proporcionar a oportunidade de aprofundar a compreensão dos instrumentos e mecanismos do Sistema de Direitos Humanos das Nações Unidas. O programa tem o foco particular em questões de relevância para as pessoas de ascendência africana, visando permitir aos participantes contribuir para a proteção e promoção dos direitos civis, políticos, econômicos, sociais e culturais dos afrodescendentes em seus respectivos países e comunidades.

O primeiro Programa de Bolsas para Pessoas de ascendência africana foi lançado pela Unidade Anti-Discriminação do Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos em 2011, no contexto do Ano Internacional dos Afrodescendentes. Neste terceiro ano, o programa de bolsas será realizado de 15 de abril a 03 de maio de 2013, em Genebra, Suíça, coincidindo com a 12ª Sessão do Grupo de Trabalho de Especialistas sobre Afrodescendentes. Isso permitirá aos participantes estarem inclusos no secretariado da sessão e, assim, obter uma melhor compreensão do seu mandato e trabalho.

 Direito dos Participantes:

Os participantes selecionados terão direito a uma bolsa para cobrir alojamento, as despesas básicas em Genebra, seguro básico de saúde, bem como um bilhete de ida/volta em classe econômica.

 Quem pode se candidatar?

O candidato deve ser afrodescendente vivendo na Diáspora; ter no mínimo quatro anos de experiência no tratamento de questões relativas aos afrodescendentes ou minorias; ter domínio suficiente do idioma inglês para poder participar plenamente do programa e estar disponível para permanecer durante toda a duração do programa.

 Como se candidatar?

Os candidatos(as) interessados deverão apresentar o sua inscrição por e.mail para: africandescentfellowship2013@ohchr.org, ou por fax para: +41 22 928 90 50

 Observações importantes:

a) colocar claramente no cabeçalho o assunto: “Application to the 2013 Fellowsship Programme for People of African Descent”;

b) é necessário preencher e anunciar em todos os documentos 1º o sobrenome e depois o nome. Exemplos: SMITH, Jacqueline; SILVA, João; SANTOS, Maria Aparecida.

 Documentos necessários:

1. Application form: encontrado no site: http://www.ohchr.org/Documents/Events/IYPAD/ApplicationFormIYPAD.pdf preenchido, assinado e escaneado.

2. Curriculum Vitae

3. Carta de motivação (máximo de 500 palavras), onde o candidato (a) explicará sua motivação para a candidatura, e o que ele/ela espera alcançar através da bolsa e como usará o que aprendeu para promover os interesses e os direitos dos afrodescendentes.

4. Uma carta de apoio de uma organização afrodescendentes ou comunidade.

5. Cópia do Passaporte

Processo de Seleção:

• Na seleção dos bolsistas a ordem de chegada das inscrições, as questões de gênero e o equilíbrio regional serão levados em conta. Assim como os direitos humanos dos afrodescendentes no país.

• Os documentos deverão estar em inglês.

• Somente os candidatos pré-selecionados serão contatados.

Quaisquer dúvidas relativas ao Programa de Bolsas pode ser dirigida a: africandescentfellowship2013@ohchr.org

Fonte: Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – SEPPIR

Categorias