Núcleo Dirigente do Codetemb se reúne na Unilab

Data de publicação  15/02/2013, 11:55
reuniao-Nucleo-Dirigente-Macico-Baturite

Membros do Núcleo Dirigente do Colegiado de Desenvolvimento Territorial do Maciço de Baturité (Codetemb)

Na manhã desta sexta-feira (15), representantes do Núcleo Dirigente do Colegiado de Desenvolvimento Territorial do Maciço de Baturité (Codetemb) se reuniram para eleger o novo coordenador e os integrantes da Rede Estadual do Colegiado de Desenvolvimento Territorial, planejar as ações do ano de 2013 e revisar o regimento interno. A coordenadora de Extensão e Ações Comunitárias da Unilab, Sâmia Maluf, foi eleita na última plenária do Colegiado, em 01 de fevereiro, para fazer parte do Núcleo e representar a universidade entre as instituições do poder público.

Paulo Marcelo Franco Rabelo, secretário de agricultura de Redenção

O secretário de agricultura de Redenção, Paulo Marcelo Franco, foi escolhido, de forma democrática, como o coordenador desta nova gestão do Núcleo, que deve seguir pelos próximos dois anos. “Sempre acompanhei a trabalho feito pelo Colegiado e a minha sugestão é mudar um pouco essa atuação. Ser mais objetivo, mais pró-ativo e fazer uma articulação mais forte junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e à Secretaria Estadual do Desenvolvimento Agrário. Agir de forma mais efetiva para que o resultado aconteça lá na ponta”, comentou. Entre as atribuições do coordenador, está a representação do Colegiado em encontros locais e nacionais.

Representantes do Núcleo na Rede Estadual do Colegiado de Desenvolvimento Territorial: Maria de Freitas Paulo (STTR de Capistrano), Cosme Vilaça (Coopamab), Paulo Marcelo (Prefeitura Municipal de Redenção) e Sâmia Maluf (Unilab)

Para representar o Maciço de Baturité na Rede Estadual do Colegiado de Desenvolvimento Territorial, foram eleitos: Sâmia Maluf (Unilab), Paulo Marcelo (Prefeitura Municipal de Redenção), Cosme Vilaça (Coopamab) e Maria de Freitas Paulo (STTR de Capistrano). Os suplentes são: Francisco Carlos Xenofonte (Ematerce) e Marcos Matos (Fedap).

Coordenadora de Extensão e Ações Comunitárias da Unilab, Sâmia Maluf

A coordenadora de Extensão e Ações Comunitárias da Unilab, Sâmia Maluf, falou sobre a proposta de atuação do Núcleo Dirigente. “O objetivo do Núcleo é ajudar no desenvolvimento do território do Maciço de Baturité, por meio da articulação de diversas ações. Dessa forma, eu, representando a Unilab, me candidatei ao Núcleo Dirigente para firmar o compromisso que a instituição tem com o crescimento da região”, disse. O Núcleo é formado por 11 integrantes, sendo sete representantes da sociedade civil e quatro, do poder público.

Silvanar Soares Pereira, assessor técnico do Território do Maciço de Baturité

Silvanar Soares Pereira, assessor técnico do Território do Maciço de Baturité, explicou as diretrizes do Colegiado. “O Colegiado, criado em 2008, ainda é uma forma nova de fazer política, porque, neste espaço, nós apresentamos e discutimos políticas públicas. Infelizmente, muitos prefeitos locais não têm a visão do compartilhamento das políticas. Mas, a gente percebe que essas ações oferecem um grande ganho para a sociedade civil já que dão oportunidades para a participação e conscientização de novas pessoas”, afirmou.

Sobre a ações do grupo, ele apontou a elaboração do Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável (PTDRS), que apresenta 172 projetos estratégicos para desenvolvimento da região, que deve ser realizados pelos governos municipais e estadual. De acordo com Silvanar, o PTDRS serviu de base para o atual Governo do Estado do Ceará. E anunciou ainda a execução de dois Planos Territoriais de Cadeia Produtiva, nas áreas de Cajucultura e Apicultura.