Secretário executivo da CPLP visita Timor-Leste

Data de publicação  15/02/2013, 08:55

O secretário executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), o embaixador Murade Murargy, visita a República Democrática de Timor-Leste, entre os dias 16 e 23 de fevereiro. A viagem, que é a primeira deslocação oficial do representante a um Estado-membro, tem por objetivo reforçar a capacidade de interação entre a CPLP e o Timor-Leste.

O país asiático, de acordo com o regulamento da instituição, assumirá a presidência da CPLP a partir do segundo semestre de 2014 e pelo período de dois anos. Timor-Leste formalizou a intenção de assumir a presidência rotativa da CPLP na última Cimeira de Chefes de Estado e de Governo, realizada em julho passado, em Maputo.

O secretário executivo terá encontros com os principais responsáveis políticos do país, designadamente com o Governo, a Presidência da República e o Parlamento, com o propósito de articular os preparativos para a presidência da CPLP e definir mecanismos de promoção e divulgação da instituição em Timor-Leste. Serão também analisadas formas de alargar ao país um maior número de projetos e iniciativas da CPLP, como forma de promover uma maior integração do país na Comunidade.

Entre os aspetos discutidos estarão, também, as modalidades de operacionalização da abertura de uma representação da CPLP em Díli, a respeito da qual foi celebrado um Memorando de Entendimento que reafirma a vontade de ambas as partes em prosseguir com este processo.

Timor-Leste na CPLP

O país aderiu formalmente à CPLP na Cimeira de Chefes de Estado e de Governo realizada em Brasília, em julho de 2002, imediatamente após a sua independência. Desde então, Timor-Leste tem vindo a reforçar a sua presença na CPLP, através da crescente participação em diversos projetos da organização e através da promoção de iniciativas como, por exemplo, a XX Reunião dos Diretores-Gerais das Alfândegas, a VIII Reunião dos Ministros do Trabalho, a X Reunião dos Ministros da Defesa, a III Assembleia Parlamentar da CPLP e, mais recentemente, a reunião do Chefes de Estado-Maior-General das Forças Armadas, tendo também acolhido um Momento Cultural CPL, em 2010.

A CPLP, a convite das autoridades timorenses, organizou Missões de Observação às várias eleições presidenciais e parlamentares realizadas desde a independência e participou também no histórico referendo de 30 de agosto de 1999, que determinou a independência do país. Timor-Leste, por seu lado, tem participado nas diversas Missões de Observação Eleitoral realizadas em outros estados-membros.

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa congrega oito Estados-membros, Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste; e três países com o estatuto de Observador Associados, a Guiné-Equatorial, Ilha Maurício e Senegal.

Fonte: Site da CPLP