Solenidade de criação do Comitê do Programa Água para Todos é realizada no Campus da Liberdade

Data de publicação  20/02/2013, 14:07
Evento aconteceu nesta quarta-feira (20), no auditório da Unilab.

A Unilab recebeu, na manhã desta quarta-feira (20), representantes do poder público e da sociedade civil e lideranças comunitárias para a cerimônia de formação do Comitê Municipal do Programa Água para Todos, desenvolvido em uma parceria entre o Governo Federal, por meio do Ministério da Integração Nacional, e do Governo do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA). O evento contou com a presença do secretário da SDA, Nelson Martins.

VICE-REITORA-MARIA-ELIAS-INSTALACAO-DO-COMITE-MUNICIPAL-PROGRAMA-AGUA-PARA-TODOS-REDENCAO

Maria Elias Soares, vice-reitora da Unilab

A vice-reitora Maria Elias Soares saudou os participantes e falou sobre a importância da Unilab no apoio desta iniciativa. “É uma honra a universidade receber este ato de instalação do Comitê do Municipal do Programa, porque reafirma a função da universidade na área de extensão, por meio de atividades que vão mudar a realidade da região. Nesse sentido, a Unilab cumpre o seu papel em formar cidadãos e promover o conhecimento e o desenvolvimento local. A universidade apoia o Programa Água para Todos, principalmente, no que diz respeito à capacitação técnica”, comentou. “A água é um direito de todas as pessoas. Esperamos que este programa traga resultados positivos e possa melhorar a vida dos cidadãos”, acrescentou.

Secretário do Desenvolvimento Agrário (SDA), Nelson Martins

O secretário Nelson Martins formalizou o início das atividades do programa em Redenção, primeira cidade onde foi instalado o Comitê. “Essa representação será criada em todos os municípios do Ceará, onde iremos visitar as comunidades, conversar com as famílias e obter os dados georeferenciais para realizar o abastecimento de água nessas localidades. Serão 200 milhões de reais investidos para a construção de cisternas de polietileno e de placa e sistemas de abastecimento de água, em comunidades onde possuem até 40 famílias”, declarou.

Manuel Bandeira

Manuel Bandeira, prefeito de Redenção.

O prefeito de Redenção, Manuel Bandeira, agradeceu por Redenção ter sido a primeira cidade beneficiada com o projeto. “Estamos muito felizes pelo fato do programa está iniciando no nosso município, localizado em uma região que, atualmente, sofre com a estiagem. Com este projeto, vamos receber a instalação de 1.523 cisternas de polietileno, beneficiando muitas famílias e assegurando esse líquido tão precioso que é a nossa água”, declarou.

Coordenador de Programas e Projetos Especiais da SDA, Wanderley Guimarães

O coordenador de Programas e Projetos Especiais da SDA, Wanderley Guimarães, falou das comunidades que serão atendidas com o programa. “Vamos universalizar o município de Redenção com cisternas de polietileno, beneficiando os moradores da zona rural que fazem parte do Cadastro Único, que recebem o benefício do Programa Bolsa Família”, apontou.

Eliseu Soares Silva, da comunidade de Capim

Eliseu Soares Silva, de Capim, agricultor e líder comunitário de Capim, do distrito Antônio Diogo, em Redenção, espera ser um dos beneficiados com o programa. “A nossa comunidade tem 32 casas. Ao todo, são 20 cisternas e três poços profundos, mas com água salgada. Com o programa, a gente quer colocar água encanada nas casas, porque não temos água da Cagece”, disse. Sobre os benefícios, ele comentou: “o principal é para a saúde, principalmente, das nossas crianças”.

Representantes do Comitê do Programa Água para Todos de Redenção

Comitê Municipal do Programa Água para Todos, ao lado da vice-reitora Maria Elias e o secretário Nelson Martins

Comitê Municipal do Programa Água para Todos, ao lado da vice-reitora Maria Elias e do secretário Nelson Martins

João Beserra Lima (Ematerce)