Servidores técnico-administrativos da Unilab concluem Mestrado

Data de publicação  15/03/2013, 11:20
Howard Júnior e Aline Crispim

Os técnico-administrativos Howard Lopes Ribeiro Júnior e Aline Crispim defenderam, recentemente, suas dissertações de Mestrado Acadêmico. Os servidores fazem parte da equipe da Pró-Reitoria de Graduação.

O biólogo Howard Júnior defendeu o trabalho, no último dia 11, no Departamento de Medicina Clínica do Programa de Pós-Graduação de Ciências Médicas da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará. Ele realizou um estudo de genes relacionados a mecanismos de reparos em danos no DNA com Síndrome Mielodisplásica (SMD). “Foi uma avaliação de alterações genéticas em genes de reparo associando esses achados moleculares com risco de acomedimento de SMD e/ou seu perfil prognóstico”, explica. Sobre a contribuição da pesquisa para a Unilab, ele afirma: “pode ajudar na Área de Saúde Coletiva, na possibilidade de criar estudos para melhorar o tratamento de doenças e desenvolver novas abordagens. Pesquisas com esse foco podem ganhar força a partir da implantação do curso de Medicina na universidade”.

Além da conclusão do mestrado, Howard também comemora a classificação do projeto de Doutorado no mesmo Programa de Pós-Graduação e a aprovação de parte da pesquisa já realizada na revista holandesa “DNA Repair” e no evento MDS (Simpósio da Síndrome Mielodisplásica) 2013, que ocorrerá em Berlin, na Alemanha, de 08 a 11 de maio.

A assistente social da Coordenação de Assuntos Estudantis (CAE), Aline Crispim, defendeu, no dia 27 de fevereiro, a dissertação de Mestrado Acadêmico em Políticas Públicas e Sociedade da Universidade Estadual do Ceará (UECE) com o tema “Programa Bolsa Família: Ampliação de direitos sociais de cidadania?”. Ela analisou em que medidas a inserção desse programa influi no acesso dos beneficiados aos direitos. “Realizar um estudo nessa área ampliou a minha visão a cerca das políticas públicas a partir do planejamento, implementação e avaliação, qualificando a minha atuação na política de assistência estudantil da Unilab, já que o público alvo dessa política vem de uma realidade de vida muito semelhante aos sujeitos da minha pesquisa”, comenta.