Unilab sedia lançamento do Programa de Turismo Socioeducacional de Acarape

Data de publicação  18/03/2013, 17:11
Encontro foi realizado no Anfiteatro da Unilab neste dia 18.

Na manhã desta segunda-feira (18), a Unilab recebeu a visita de universitários norte-americanos que participam de intercâmbio em Fortaleza, do professor e articulador da ONG Uniseres (União de Seres Sustentáveis), Bill Calhoun, e do professor e chefe do curso de História da Universidade de Pomona, na Califórnia, Victor Silverman. Na ocasião, o prefeito de Acarape, Franklin Veríssimo, e Bill Calhoun assinaram termo de convênio entre as duas instituições para a realização do Programa Municipal de Turismo Socioeducacional.

Assinatura do termo de convênio entre a Prefeitura de Acarape e a ONG Uniseres

A iniciativa, que faz parte do Projeto Acarape, no qual a Unilab, por meio do curso de Graduação em Administração Pública, é parceira, pretende receber ainda neste semestre 15 jovens universitários, especialmente oriundos dos Estados Unidos. Eles terão a oportunidade de conhecer na prática como vivem as famílias da cidade, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas.

Prefeito de Acarape, Franklin Veríssimo

“Acarape é um município muito pobre, com muitos problemas sociais, por exemplo, a falta de educação e de oportunidades. É um ciclo vicioso de pobreza, e nós estamos aqui para quebrar esse ciclo, por meio da educação. As famílias vão mudar de vida graças ao empenho e esforço de vocês. E ai, vocês estão dispostos?”, perguntou o prefeito desafiando a plateia composta pelos visitantes e por estudantes do curso de Administração Pública.

Bill Calhoun, professor da Uniseres

Bill Calhoun disse estar muito feliz em conhecer a estrutura da Unilab e saber dos projetos que são realizados para promover a relação entre as Américas e a África. “A maior diáspora africana está no Brasil, com mais 60 milhões de imigrantes. Temos que refletir no papel internacional da Unilab e na responsabilidade dos estudantes universitários que estão sendo formados. A universidade tem o papel social em desenvolver a capacidade da juventude para formar líderes preocupados na justiça social e nas sinergias globais”, comentou. Ele explicou que a Uniseres atua há 22 anos na realização de intercâmbio com jovens universitários nos estados brasileiros do Ceará, Bahia e Maranhão. Aqui, eles recebem uma formação com professores de Ensino Superior durante 3 meses, além de conhecerem a experiência de ONGs, como Banco Palmas, Emaús, Edisca, Iprede, dentre outras.

Egídio Guerra

Segundo o assessor do Gabinete do Governo do Estado do Ceará, Egídio Guerra, para a execução da ação em Acarape, o projeto vai contar com o apoio da Unilab e de ONGs. “O objetivo é estimular o turismo sócio-educacionais, em que estes jovens conhecerão a realidade local e terão acesso a tecnologias sociais desenvolvidas pelo governo no combate a fome, violência, e preservação do meio ambiente”, afirmou.

Professor e chefe do curso de História da Universidade de Pomona, na Califórnia, Victor Silverman.

Durante o encontro, também foi realizada a palestra do professor e chefe do curso de História da Universidade de Pomona, na Califórnia, Victor Silverman. Ele falou sobre a política externa dos Estados Unidos realizada pelo governo de Barack Obama. “O que se percebe é que a prática deste governo perpetua as políticas que já vinham sendo implementadas. É uma realidade que, na retórica, difere da administração de Bush, mas, de maneira substancial e prática, continua a mesma. O governo está preocupado com a formação de um bloco de desenvolvimento poderoso que está sendo formado e que exclui os EUA, como é o caso da Unasul (União de Nações Sul-Americanas). E o mesmo acontece com a África”, observou.