Profissionais recebem Carteira de Identidade Artesanal

Data de publicação  22/03/2013, 10:35
Artesãs mostram as novas carteiras

Nesta sexta-feira (22), artesãs de Redenção e Aracoiaba receberam a Carteira de Identidade Artesanal. Esse documento, oferecido pelo Governo do Ceará, poderá facilitar a comercialização dos produtos artesanais e garantir a isenção de impostos dentro do Estado, de pessoa física para pessoa física. A entrega foi realizada, no Bloco Didático da Unilab, pela coordenadora de Extensão e Ações Comunitárias, Sâmia Maluf, e pela técnica da Ceart, Lúcia Coelho.

Socorro Costa

Socorro Costa, ao lado da coordenadora de Extensão e Ações Comunitárias, Sâmia Maluf, e da técnica da Ceart, Lúcia Coelho.

A professora aposentada, Socorro Costa, hoje usa o seu tempo livre para produzir crochê, bordado e lembrancinhas. Ela foi uma das contempladas com a nova carteira. “Esse documento significa oportunidades. Eu falei com a pessoa do Banco do Brasil e já posso conseguir um empréstimo para eu comprar material e trabalhar”, disse.

artesa-maria-elias-leandro-entrega-da-carteira-identidade-artesanal

Marias Elias Leandro

A artesã Maria Elias Leandro é costureira na comunidade onde mora, em Antônio Diogo. “Achei uma maravilha essa carteira. Com ela na mão, eu vou ser bem sucedida”, comentou. Maria Elias está participando do curso “Fundamentos de Design para artesãos”, que acontece na Unilab desde a última segunda-feira (18). Sobre a formação, que é dada pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, por meio da Central de Artesanato (Ceart), ela afirmou: “gostei muito. Espero melhorar o meu trabalho e permanecer nesse mercado”.

Ao todo, foram entregues o documento de Identidade Artesanal para 16 artesãs. Elas conquistaram essa carteira porque apresentaram a uma Comissão Julgadora habilidades em diferentes técnicas manuais, como crochês, bordado, pintura e trançado.