Novos gestores da Unilab são apresentados à comunidade universitária

Data de publicação  02/04/2013, 20:00
Os novos gestores, Nilma Gomes e Fernando Afonso, e Paulo Speller e Maria Elias Soares.

Na tarde deste dia 02 de abril, durante a primeira sessão ordinária do Conselho Universitário (Consuni) da Unilab, foi realizada a transmissão do cargo de reitor Pro Tempore à professora doutora Nilma Lino Gomes e a posse do vice-reitor Pro Tempore, professor doutor Fernando Afonso Ferreira Júnior. A cerimônia foi presidida pelo então reitor Paulo Speller, com a presença da então vice-reitora Maria Elias Soares e de membros do Conselho.

Paulo Speller

Durante o discurso, Paulo Speller, deu boas vindas à nova reitora e destacou que, como titular da Secretaria da Educação Superior (Sesu) do MEC, estará a disposição para contribuir com a missão da universidade. “Todos vocês sabem que a Unilab terá um grande aliado, defensor e amigo dentro da Sesu. Lá, estaremos de portas abertas para professores, estudantes e TA’s que fazem parte dessa universidade. Deixo o cargo tranquilo, tendo a certeza de que este será ocupado por uma pessoa que é coerente com a sua história de luta pela inserção social de negros e índios e pela melhoria da qualidade da educação, além de sua participação em movimentos sociais. A sua própria história já traz grandes contribuições para esta instituição”, ressaltou. “A Unilab está vivendo um momento de reafirmação das suas diretrizes”, complementou.

Maria Elias

Maria Elias deixou o cargo de vice-reitora, que será ocupado pelo então pró-reitor de Planejamento da Unilab, Fernando Afonso Ferreira Júnior. Maria Elias falou sobre o trabalho realizado nestes últimos cinco anos, em que fez parte da Comissão de Implantação da Unilab e, posteriormente, assumiu o cargo de vice-reitora Pro Tempore. Ela comentou: “aqui, eu realizei meus sonhos, conheci e reencontrei pessoas. A partir de agora, esse projeto será pintado com novas cores e com novas expectativas. Estamos deixando essa universidade, que está apenas começando, com 1.040 estudantes e cerca de 150 servidores. Já foi traçado um norte, uma missão”. Maria Elias afirmou ainda: “vou acompanhar a Unilab de perto e de longe. Levo muita satisfação e orgulho. Desejo aos novos gestores sorte e sucesso”.

reitora-unilab-Nilma Lino Gomes-assina-termo-de-posse

Reitora assina termo de transmissão do cargo

Nova reitora da Unilab, Nilma Gomes

Nilma Lino Gomes, em seu primeiro discurso como reitora da Unilab, falou sobre a consolidação de um projeto institucional na perspectiva da cooperação internacional. “Isso exige de nós o desafio de construir um projeto emancipatório que articule a experiência social, conhecimento científico, conhecimentos tradicionais, cultura e desenvolvimento tecnológico”, analisou. A reitora observou ainda a importância de realizar um trabalho para a promoção dos direitos e das relações sociais. “Precisamos atuar com a consciência dos direitos coletivos sociais, étnicos, raciais, de gênero e diversidade sexual tanto na nossa sociedade quanto na especificidade das sociedades africanas, timorenses e de outros países com os quais a cooperação sul-sul se realiza”, analisou.

vice-reitor-fernando-afonso-assume-cargo

Novo vice-reitor da Unilab, Fernando Afonso

Fernando Afonso

Fernando Afonso Ferreira Júnior assinou o termo de posse como novo vice-reitor da Unilab. “Espero dar continuidade ao trabalho que vem sendo realizado aqui na universidade, que será enriquecido com a experiência da professora Nilma. É com grande felicidade que estou à frente desse projeto, que é algo que a gente vem lutando e sonhando”, disse.