Abertas inscrições para Programa sobre Educação Financeira

Data de publicação  22/04/2013, 11:58

EDUCAÇÃO-FIN-DESTAQUE

A Coordenação de Extensão e Ações Comunitárias da Unilab realiza entre os dias 22 de abril a 10 de maio as inscrições para as oficinas do Programa “Por uma vida melhor – Educação Financeira sem Fronteiras”, aprovado pelo Programa de Extensão Universitária (Proext) – MEC / SeSU. Os interessados podem se inscrever das 08h às 12h e das 13h às 17h, nos municípios de Acarape, Aracoiaba e Barreira, e das 09h às 12h e das 14h às 18h, em Redenção.

Para se inscrever, é necessário apresentar a cópia dos seguintes documentos: CPF, RG, comprovante de residência e cartão do Programa Bolsa Família. As oficinas são voltadas, especialmente, para titulares ou integrantes da família que recebem benefícios do Programa Bolsa Família.

As oficinas vão iniciar a partir do dia 20 de maio e seguem até o dia 14 de junho. Os encontros ocorrerão das 18h às 22h, durante os dias da semana, nos próprios municípios. Serão quatro oficinas com as seguintes temáticas:

Tenha “Educação financeira” e que seja “Sem Fronteiras” (20 a 24 de maio). Objetivos: conscientizar os participantes sobre a importância da educação financeira na qualidade de vida das pessoas; demonstrar o impacto do controle financeiro sobre as finanças pessoais; e incentivar os participantes a utilizarem os conhecimentos adquiridos em benefício próprio.

Hora de Planejar (25 a 31 de maio). Objetivos: Conscientizar sobre os princípios que norteiam o planejamento financeiro e capacitar os participantes para a elaboração do planejamento financeiro pessoal.

Vencendo os números (03 a 07 de junho). Objetivos: Desmistificar as operações financeiras e capacitar os participantes para as atividades práticas utilizando as operações financeiras usuais.

Aprendendo a comandar o Excel (10 a 14 de junho). Objetivos: Apresentar e compreender o funcionamento da planilha eletrônica.

Locais para inscrições e realização das oficinas:

Acarape: Secretaria da Juventude – Rua José de Neve, S/N, Centro.

Aracoiaba: Secretaria de Educação – Rua Comendador Eugênio de Castro e Silva (Planalto Aracoiaba). Contato: (85) 9616.9912

Barreira: Escola Francisca Amélia – Av. Mãe Sinfora, S/N, Centro. Contato: (85) 3331.1385.

Redenção: Unilab / Sala do Programa Proext 2013 – Av. da Abolição, Nº 3, Centro. Contato: (85) 3332.1685.

Programa “Por uma vida melhor – Educação Financeira sem Fronteiras”

O programa tem por objetivo identificar o grau de endividamento das famílias de espaços populares e capacitá-las no gerenciamento dos seus recursos, através da educação financeira. Para tanto, prevê-se o desenvolvimento de quatro ações:

– Realização de uma pesquisa para identificar o grau de endividamento dessas famílias;

– Oferta de quatro oficinas de capacitação do público alvo;

– Realização de um evento de consultoria financeira, a ser realizado nos locais de maior concentração desse público;

– Distribuição de cartilhas e disponibilização de página eletrônica com mais informações a respeito do tema.