Professores da Área de Humanidades e Letras da Unilab lançam livros

Data de publicação  26/04/2013, 11:55
Professores Cássio Florêncio Rubio e Ramon Souza Capelle.

Os professores da área de Humanidades e Letras da Unilab, Ramon Souza Capelle e Cássio Florêncio Rúbio lançaram, respectivamente, os livros “Uma introdução à filosofia das ciências da vida e da saúde” e “Padrões de concordância verbal e de alternância pronominal no português brasileiro e europeu: estudo sociolinguístico comparativo”. As obras estão disponibilizadas para download gratuito no site da Livraria Acadêmica.

livro-Ramon-Capelle-Uma-introducao-a-filosofia-das-ciencias-da-vida-e-da-saude

O livro “Uma introdução à filosofia das ciências da vida e da saúde”, escrito pelo professor Ramon Capelle, em co-autoria com Marina Zuanazzi Cruz e Alfredo Pereira Júnior, é voltado para estudantes, pesquisadores e profissionais das ciências da vida e da saúde, a partir da Filosofia da Ciência. De acordo com os autores, o método científico “Filosofia da Ciência” se constitui na ferramenta adequada para a construção de soluções eficazes para problemas que profissionais e pesquisadores encontrarão ao longo se suas atividades, já que os capacita a fazer análises, sínteses e críticas baseadas no raciocínio científico. Ao longo dos capítulos são abordados temas como a natureza do conhecimento científico e o modo de produção da ciência.

Ramon Souza Capelle de Andrade é graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora, mestre em Filosofia pela Unesp e doutor em Filosofia pela Unicamp.

livro-cassio-Rubio-Padroes-de-concordancia-verbal-e-de-alternancia-pronominal-no-portugues-brasileiro-e-europeu-estudo-sociolinguistico-comparativo

A obra “Padrões de concordância verbal e de alternância pronominal no português brasileiro e europeu: estudo sociolinguístico comparativo” do professor Cássio Florêncio Rubio, tem como proposta apresentar uma análise comparativa de fenômenos relacionados à concordância verbal e à alternância pronominal no português falado no Brasil e em Portugal. O objetivo do livro é fornecer subsídios à discussão sobre a origem das variedades de língua portuguesa presentes atualmente no país. O autor utiliza como material de estudo exemplos de falas de São José do Rio Preto e de cidades da região, provenientes do Banco de Dados Iboruna, composto com amostras do modo de falar do interior paulista e dados de variáveis sociais. As falas de diversas regiões de Portugal ele foi buscar no Corpus de Referência do Português Contemporâneo.

Cássio Florêncio Rubio é mestre e doutor em Estudos Linguísticos pela Unesp.