Conferência Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidária será na Unilab

Data de publicação  03/05/2013, 12:12
Reunião do Núcleo ocorreu na última terça-feira (30), na Unilab.

Durante a reunião dos representantes do Núcleo Dirigente do Colegiado de Desenvolvimento Territorial do Maciço de Baturité (Codetemb), do qual a Unilab faz parte, ficou estabelecido que a universidade receberá nos dias 13 e 14 de junho, das 08h às 17h, a Conferência Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidária. A Unilab é representada no Codetemb pela coordenadora de Extensão e Ações Comunitárias, Sâmia Maluf.

O evento, que será organizado pelo Núcleo, é uma das etapas da 2ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidária, que ocorrerá em agosto deste ano, em Fortaleza. A ideia é que a partir do encontro na Unilab sejam escolhidos delegados da Região do Maciço de Baturité para fazerem parte da Conferência Estadual. Estes representantes terão o papel de apresentar e discutir propostas de ações e projetos na área do desenvolvimento sustentável tanto para a região como para todo o estado.

Cleber Leite, articulador da Coordenadoria do Desenvolvimento Territorial e Combate à Pobreza Rural (CODET) da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Agrário (SDA).

A reunião contou com a presença do articulador da Coordenadoria do Desenvolvimento Territorial e Combate à Pobreza Rural (CODET) da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Agrário (SDA), Cleber Leite. Na ocasião, ele apresentou as diretrizes do evento e instituiu o Núcleo Dirigente para a Comissão de organização da Conferência Territorial do Maciço de Baturité. Ele destacou também a importância da atuação da Unilab neste processo de pensar estratégias para o desenvolvimento da área.

O Núcleo Dirigente, como grupo organizador do evento, será responsável em mobilizar moradores da região e elaborar o regimento interno com os critérios para a seleção dos 21 delegados. Cleber lembrou que a delegação deve conter: 1/3 de poder público e 2/3 da sociedade civil, com paridade de gênero e a garantia de 20% de jovens, entre 15 e 29 anos, além da inclusão de comunidades tradicionais.