Abertas inscrições para Seminário virtual sobre História e Cultura Africana e Afro-Brasileira na Escola

Data de publicação  06/05/2013, 10:39

seminrio-historia-e-cultura-africana

Estão abertas, até o próximo dia 08, as inscrições para o Seminário Virtual Nacional “História e Cultura Africana e Afro-Brasileira na Escola”, realizado em comemoração aos 10 anos de criação da Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana em todas as escolas, públicas e particulares, do Ensino Fundamental até o Ensino Médio. O objetivo do Seminário é discutir sobre os diferentes aspectos relacionados às conquistas e aos desafios presentes neste processo de implementação.

As inscrições estão abertas até o dia 08 de maio, no site da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ), no LINK. O evento ocorrerá, por meio da Plataforma “Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment” (Moodle), entre os meses de maio e julho.

A reitora da Unilab, Nilma Gomes, será uma das expoentes do evento, entre os dias 21 e 28 de maio, em que debaterá sobre o tema “A educação das relações étnico-raciais e os desafios para a formação inicial e continuada de professores”. Na ocasião, serão discutidos as questões a partir dos resultados da pesquisa Práticas Pedagógicas de Trabalho com Relações Étnico-Raciais na Escola na Perspectiva da Lei 10.639/03 (MEC/SECADI/UNESCO). Para este tema, o Seminário contará com os professores- mediadores: Wilson Mattos (UNEB), Mailsa Passos (UERJ), Paulo Vinicius Baptista da Silva (UFPR) e Rachel Oliveira (UESC).

O encontro é promovido pelo Consórcio Nacional de Núcleos de Estudos Afro Brasileiros (CONNEABs), pela Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN), pelo GT 21 – “Educação e Relações Étnico-Raciais”, da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPED), pela Fundação Joaquim Nabuco e pelo Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT).

Mais informações no site do evento.