Café com Letras abordará o tema: Movimentação ocular e processamento da linguagem

Data de publicação  08/05/2013, 10:55

cafe-com-letras

Nesta sexta-feira (10), às 17h, acontecerá mais uma edição do Seminário Café com Letras, que contará com a participação da professora da Universidade Federal do Ceará, Elisângela Nogueira Teixeira. O tema da palestra será “Movimentação ocular e processamento da linguagem”, em que a professora trará os resultados mais recentes de sua pesquisa sobre a melhoria da proficiência leitora. O evento ocorrerá no auditório da Unilab.

Os alunos inscritos terão direito a certificado ao fim do ciclo de palestras desde que tenham frequência mínima de seis palestras. As inscrições já estão encerradas.

Sobre a palestra

Elisângela Teixeira

A palestra tem como objetivo apresentar a técnica de rastreamento ocular para o estudo do processamento da linguagem. O rastreamento ocular é uma técnica de registro que captura, na escala dos milésimos de segundo, os dois principais movimentos dos olhos: as fixações e as sacadas. Através da investigação dos tempos de fixação e do número de sacadas, o (psico)linguista pode avaliar os custos de processamento das diferentes estruturas das línguas naturais humanas. Para ilustrar um tipo de investigação que se vale das inferências feitas a partir do registro ocular, serão apresentados ao público exemplos de pesquisas sobre o processamento da anáfora pronominal e lexical em português brasileiro, recentemente desenvolvidas pela Universidade Federal do Ceará.

Seminário Café com Letras

O “Seminário Café com Letras” é uma iniciativa da Coordenação do Curso de Letras-Português e organizado pela coordenadora do curso, Ana Cristina Cunha da Silva, e conta com o apoio dos professores e dos alunos do curso. A proposta é congregar professores e estudantes em palestras sobre diversos temas que derivam ou que estejam diretamente relacionados com as áreas de linguística e literatura. Despertar o interesse dos alunos por pesquisas atuais na área de teoria linguística ou literária e, até mesmo, sobre a prática docente são objetivos desta atividade.