Unilab participa da etapa regional da Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial

Data de publicação  11/07/2013, 13:56
Reitora da Unilab, Nilma Gomes, abre etapa regional da III Conferência

A Unilab sedia, nesta quinta-feira (11), a III Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial (COPPIR), em que foram convidados representantes do poder público e da sociedade civil do Maciço de Baturité. O objetivo deste encontro é discutir e avaliar as políticas públicas para a área, em especial a realidade dos municípios dessa região, além de eleger 11 delegados que farão parte da etapa estadual, que ocorrerá nos dias 22 e 23 de agosto.

A reitora Nilma Gomes participou da mesa de abertura do evento. Ela falou sobre a importância em discutir questões referentes a esta temática e que sejam traduzidas em mudanças na vida cotidiana das pessoas. “Não é fácil superar o preconceito racial, já que nós aprendemos em sociedade, na nossa casa, na nossa escola. É por isso que, na nossa legislação, o ensino sobre história e cultura afro-brasileira é obrigatório em escolas públicas e privadas. Ou seja, o caráter da educação é fundamental”, comentou. E disse ainda: “espero que as delegadas e os delegados eleitos sejam comprometidos com esse tema e sigam rumo à promoção da igualdade racial”.

Ivaldo Ananias Machado Paixão, titular da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial do Governo do Ceará.

Ivaldo Ananias Machado Paixão, titular da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial do Governo do Ceará e presidente da Comissão Organizadora da Conferência Estadual, destacou o relevância deste encontro. “Essa conferência atende as demandas das minorias, aquelas pessoas que estão a margem da sociedade. A partir daqui, iremos tirar propostas e avaliar as políticas públicas que estão sendo realizadas nos últimos 10 anos”, explicou. Sobre a participação da Unilab neste processo, ele comentou: “A universidade, ao abrir espaço para esse encontro e ao discutir conosco sobre o tema, reafirma o seu compromisso em promover ações para a igualdade racial. Aqui é o início e espero que seja construído um diálogo entre a Unilab, os movimentos e as organizações sociais e as instituições governamentais”.

Joelma Gentil ministrou palestra Ações afirmativas.

O evento prosseguiu com a palestra sobre Ações Afirmativas, ministradas pela coordenadora pedagógica da Prefeitura Municipal de Fortaleza e mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Joelma Gentil. Ela falou sobre o processo histórico de conquista destas ações, destacando o papel da educação, a condição da mulher e a articulação social da população negra para a construção de um projeto político de promoção a igualdade racial.

Participam do evento representantes da sociedade civil e do poder público.

Após a palestra, os participantes se dividiram nos seguintes grupos de trabalho: “Estratégias para o desenvolvimento e o enfrentamento do racismo”; “Políticas de igualdade racial no Brasil – avanços e desafios”; “Arranjos Institucionais para assegurar a sustentabilidade das políticas de igualdade racial – Sinalpir, órgãos de promoção da igualdade racial, fórum de gestores, conselhos e ouvidorias”; e “Participação política e controle social – igualdade racial nos espaços de decisão e mecanismos de participação da sociedade civil no monitoramento das políticas de igualdade racial”. No período da tarde, haverá a plenária final e a apresentação das propostas dos grupos de trabalhos.