Unilab aprova projeto de interdisciplinaridade entre os cursos de Licenciatura

Data de publicação  21/08/2013, 09:32

O projeto “Saberes Docentes, Formação Interdisciplinar e Intercultural na Unilab”, coordenado pelas professoras Viviane Pinho de Oliveira e Izabel Cristina dos Santos Teixeira, foi aprovado pelo Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O projeto é proposto numa perspectiva multidimensional, contemplando as dimensões curricular, acadêmica e de formação, com o objetivo de desenvolver o Núcleo de Ensino Interdisciplinar, que atenda os cursos de Licenciaturas da universidade. As atividades estão previstas para iniciar em setembro deste ano.

Professora Viviane de Oliveira

A iniciativa irá realizar oficinas, palestras, visitas externas e cursos que mesclam conceitos, culturas e conteúdos ligados a áreas das Ciências, Linguística e Literaturas, direcionados para estudantes da Unilab. Segundo a coordenadora geral do projeto e professora do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Viviane Pinho de Oliveira, o projeto pretende beneficiar a formação de professores e alunos da universidade, promovendo uma discussão e atuação mais abrangente e multicultural. “A interdisciplinaridade precisa fazer parte do nosso cotidiano. O nosso aluno, que será um futuro professor, deve saber lidar com métodos e práticas multidisciplinaridades e perceber os conteúdos de forma holística e integradora, e não de maneira isolada e individualizada”, explicou.

A professora do Instituto de Humanidade e Letras e coordenadora adjunta do projeto, Izabel Cristina dos Santos Teixeira, destacou a relação do projeto com o projeto institucional da Unilab. “Esse trabalho representa todas as propostas inovadoras que definem a universidade, porque busca a integração de diversas áreas do conhecimento, de professores e de discentes, além de contemplar saberes empíricos”, ressaltou.