Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Diretora do Campus de São Francisco do Conde está na final do Prêmio Jabuti

Data de publicação  23/09/2013, 12:07
Postagem Atualizada há 11 anos
Saltar para o conteúdo da postagem
Núbia Moura Ribeiro

Núbia Moura Ribeiro

Núbia Moura Ribeiro, diretora do Campus da Unilab em São Francisco do Conde, na Bahia, e os professores Cláudio Reynaldo Barbosa de Souza (Instituto Federal da Bahia)  e Renelson Ribeiro Sampaio (Faculdade SENAI/CIMATEC), autores do Dicionário Técnico Industrial, estão entre os finalistas do Prêmio Jabuti, na categoria Ciências Exatas, Tecnologia e Informática. O resultado será divulgado em novembro.

dicionario-tecnico-industrial

A obra abrange definições e aplicações práticas direcionadas ao setor tecnológico. O Dicionário apresenta mais de 6.000 verbetes nas áreas como Automação, Controle de Processos, Inspeção de Equipamentos, Instrumentação, Operações Unitárias, Equipamentos Industriais, Exploração de Petróleo & Gás, dentre outras. O livro foi elaborado pelos professores que possuem experiência em cursos profissionalizantes de caráter tecnológico, com a proposta de oferecer uma ferramenta que facilitará as atividades dos que atuam nos setores abordados, além de se constituir em elemento de difusão do conhecimento.

A ideia de elaborar o Dicionário Técnico Industrial surgiu a partir da prática docente dos autores, em que observaram a necessidade de um material que reunisse termos técnicos de diferentes segmentos da indústria, ressaltando as variações de acepção que existem nestes segmentos.

Sobre os autores

Núbia Moura Ribeiro

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal da Bahia (1983), mestrado em Química de Produtos Naturais (1987) e doutorado em Química (2004), ambos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora do Instituto Federal da Bahia, atualmente exerce a função de Diretora do Campus de São Francisco do Conde da Unilab, e atua como docente do Doutorado em Difusão do Conhecimento. Tem experiência na área de Inovação, Química, Propriedade Intelectual e Gestão do Conhecimento, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão da inovação, gestão social do conhecimento, biodiesel, cromatografia, educação em química, propriedade intelectual.

Claudio Reynaldo Barbosa de Souza

Pós-doutorando em Difusão do Conhecimento (SENAI CIMATEC), obteve titulo de doutor em Difusão do Conhecimento (UFBA), mestre em Pedagogia Profissional pelo Instituto Superior Para La Educacion Tecnica e Profesional Hecto Alfredo Pineda Zaldivar / Cuba (2001). É especialista em Educação Tecnologica. Licenciado Pleno em Eletrônica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (1992), e professor e Pesquisador do Instituto Federal da Bahia, atuando nas áreas de educação técnica profissional, tecnologia em Saúde e Sistemas Locais de Produção.

Renelson Ribeiro Sampaio

Realizou Pós-Doutorado (2010/11) no Departamento de Sociologia da Universidade de Wisconsin Madison; doutorado (1986) na área de Economia da Inovação Tecnológica no Science Policy Research Unit (SPRU), University of Sussex, Inglaterra; mestrado (1979) em History and Social Studies of Science – University of Sussex, Inglaterra. Possui pós-graduação em Física-Matemática (UnB) e Bacharelado em Física – Departamento de Física da UFMG (1973). Tem trabalhos de pesquisa nos seguintes temas: Geração e difusão de conhecimento em processos de inovação nas organizações; e Modelagem utilizando dinâmica de sistemas para análise de competitividade de aglomerados industriais (Sistemas Locais de Produção).

Resultado final

premio-jabuti

Os vencedores serão anunciados em novembro. Cada um vai receber R$ 50 mil. Entre eles, será escolhido um vencedor para o Grande Prêmio Portugal Telecom, que oferece mais R$ 50 mil. Ao todo, 450 livros foram inscritos no prêmio. O júri havia selecionado, para a semifinal, 63 obras grupo do qual foram escolhidos os finalistas agora divulgados.

Lista das obras classificadas para a segunda fase.

Mais informações no site do Prêmio Jabuti.

Categorias