Unilab realiza I Colóquio de Educação Aberta e a Distância com presença de professores da UFAL

Data de publicação  03/10/2013, 16:54

Hoje e amanhã, 03 e 04 de outubro, acontece o I Colóquio de Educação Aberta e a Distância da Unilab, “Tecnologias da Informação e Comunicação e EaD na Educação Superior”. O evento conta com a participação de professores da Universidade Federal de Alagoas (UFAL): Luis Paulo Mercado, Fernando Pimentel, Auxiliadora Freitas e Lilian Kelly de Almeida Figueiredo.

I-coloquio-ead-DSC_0895

Professores da UFAL: Lilian Kelly de Almeida Figueiredo; Luis Paulo Mercado; Fernando Pimentel; e Auxiliadora Freitas.

O colóquio reflete acerca de questões relacionadas à Institucionalização das TICs e EaD na Educação Superior, bem como sobre a Formação Continuada. Esse é um desafio institucional que busca a cooperação ao desenvolvimento de iniciativas de implementação de tecnologias em EaD e construção coletiva de saberes.

Equipe da Unilab com o prof. Luis Paulo da UFAL

No período da manhã, a equipe da UFAL visitou a UFC Virtual na Universidade Federal do Ceará, e a tarde, após a abertura, conferências fizeram parte da programação, com um rico debate e trocas de informações entre as equipes das duas universidades. Na palestra com o tema “TIC e EaD na Educação Superior: desafios à institucionalização”, ministrada pelo prof. Luís Paulo Mercado, foram pontuadas as necessidades para implantação de cursos EaD e as vantagens oferecidas nesse tipo de estrutura acadêmica. Para o prof. Luis Paulo, “para acontecer a institucionalização da EaD, a universidade deve pensar a estrutura de forma integrada, intercalada com todos os setores da instituição, fazendo parte também das pró-reitorias”. Ainda segundo ele, “por mais que no Brasil tenha programas de incentivo à educação superior em cursos presenciais, ainda há pessoas que não tem condições de acompanhar as exigências. Por isso, a EaD possibilita acesso ao ensino superior por um representativo número de pessoas”.

I-coloqui-ead

Prof. Luis Paulo Mercado

De acordo com a profª. Maria Aparecida, diretora da Educação Aberta e a Distância da Unilab, “a UFAL é uma das mais importantes universidades em Ensino à Distância, uma vez que tem 16 anos de atuação. Ela é respeitada nessa área, uma vez que é consolidada e foi uma das pioneiras no sistema de EaD na universidade aberta do Brasil, tendo graduação, especialização, mestrado e diversos programas. Nós buscamos auxilio da UFAL para visualizarmos os passos de institucionalizar a EaD na Unilab, por isso essa parceria é importante. Para a Unilab, esse momento significa visualizar os passos que damos e onde podemos chegar”.

A programação seguiu com as conferencias “TIC e EaD na Educação Superior: a experiência dos 15 anos da UFAL”, ministrada pelo prof. Fernando Pimentel, e com “Unilab e UFAL: parcerias na formação continuada e oferta de cursos”, ministrada pelas professoras Auxiliadora Freitas, Lilian Kelly de Almeida Figueiredo e Maria Aparecida.

O colóquio foi marcado pela troca de informações para a implantação de novos cursos na Unilab.

Programação  – 04/10 (sexta-feira)

Manhã:

09:00 às 10:00 – Visita técnica à Prefeitura de Redenção;

11:00 às 12:00 – Visita técnica aos espaços da EaD/Unilab;

Tarde:

14:00 às 15:30 – Reunião entre equipes técnicas da EAD UFAL/Unilab: Desafios e perspectivas em EaD;

15:30 às 16:00 – Coffee break;

16:00 às 18:00 – Reunião com gestores e professores da Unilab.