Obras sobre a história da Enfermagem estão expostas no MAUC / UFC

Data de publicação  08/10/2013, 10:01
Reprodução da tela "A Clínica Agnew", de Tomas Eakins, que mostra o trabalho do cirurgião que ganhou prestígio por suas operações de feridos por arma de fogo (Foto: Divulgação)

Reprodução da tela “A Clínica Agnew”, de Tomas Eakins, que mostra o trabalho do cirurgião que ganhou prestígio por suas operações de feridos por arma de fogo (Foto: Divulgação)

Até 17 de outubro, está aberta ao público a exposição “A Enfermagem e as Artes Plásticas: do século XVI ao XX“, com 26 obras para apreciação. Os trabalhos já passaram por exposições em vários países da Europa e dos Estados Unidos (veja lista de obras). Os conceitos de saúde, compromisso, disciplina, ternura, ciência, espírito e tantos outros são retratados em quadros como “Cena de hospital”, “A enfermeira atenciosa”, “O cavaleiro ferido” e “O conforto da cruz vermelha”.

A exposição tem curadoria de Maria Patricia Donahue, do Lutter College (Iowa, Estados Unidos). “Realizamos uma pesquisa documental, a partir de consultas às obras de Donahue, das quais selecionamos apenas a publicação de 1989, de que constam 26 telas que foram interpretadas pela autora. Organizamos em ordem cronológica para, em seguida, discutirmos as diferentes nuanças da enfermagem, reveladas nas pinturas”, explica a equipe diretora da mostra.

Na exposição, pode ser observado que o cuidado está presente do século XVI ao século XX como essência da enfermagem, mesmo antes de ser constituída como profissão. As obras também relacionam a enfermagem à higiene, às guerras, ao hospital, à religião, à visita domiciliar, ao cuidado de enfermagem e à profissional enfermeira.

A exposição no MAUC tem direção e pesquisa de Maria Dalva Santos Alves, Mônica Oliveira Batista Oriá, Maria Suêuda Costa e Eugênio Santana Franco. A visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h. Instituições interessadas em agendar visitas nos fins de semana precisam fazer contato prévio com o Museu.

Mais informações: Profª Dalva Santos Alves, do Departamento de Enfermagem da UFC – fones: 3366 8450.

Fonte: Portal da UFC