Dia do Servidor Público é celebrado na Unilab

Data de publicação  30/10/2013, 12:53
Grupo Pachamama fez um grupo uma atividade de integração e relaxamento com os servidores.

A Unilab realizou nesta quarta-feira (30) uma manhã de atividades em comemoração ao Dia do Servidor Público, celebrado no último dia 28. A programação iniciou com o café da manhã e, em seguida, recebeu o grupo Pachamama, que proporcionou um momento de relaxamento e meditação.

Roda de conversa teve como tema a detecção precoce do câncer de mama.

A enfermeira e professora Carolina Maria de Lima Carvalho deu instruções de como fazer o autoexame.

As atividades continuaram com uma roda de conversa “Toque de cuidado”, mediada pela equipe da Coordenação de Saúde e Bem Estar (Cosbem) e pelas professoras do Instituto de Ciências da Saúde (ICS), Leilane Barbosa, Carolina Maria de Lima Carvalho e Lydia Vieira Freitas. Os mediadores deram orientações sobre a detecção precoce do câncer de mama, por meio do autoexame e das consultas periódicas ao ginecologista. Também foi atentado aos homens sobre o câncer de mama, doença que não atinge apenas as mulheres. Ao final, os participantes receberam dicas de como fazer o autoexame da maneira mais adequada.

Antônia Dáuria da Silva contou a sua experiência durante a roda de conversa.

Uma das participantes da roda de conversa foi Antônia Dáuria da Silva que está fazendo tratamento contra o câncer de mama, diagnosticado em julho através do autoexame. Desde então, ela realiza exames e iniciou as sessões de quimioterapia. “No início, foi um choro, mas não adianta se abater. A cura existe. Sou muito alto-astral. O segredo é ter fé e boa autoestima. O resto a gente corre atrás”, enfatizou.

A programação seguirá no período da tarde, das 13h às 17h, com vacinação de servidores, no Campus da Liberdade, no ambulatório da Coordenação de Saúde e Bem-Estar, e no Campus dos Palmares, na Sala 07. Esta ação tem o apoio das Secretarias de Saúde dos municípios de Acarape e Redenção.