Visita do reitor da Unila foi marcada por troca de experiências

Data de publicação  12/11/2013, 14:46

O reitor da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), prof. Josué Modesto dos Passos Subrinho, esteve presente hoje, sexta-feira (08), na Unilab, com o objetivo de compartilhar experiências entre as duas universidades, com professores, estudantes e servidores. Estas instituições possuem semelhanças em suas propostas, no sentido de comungar da mesma ideia de cooperação e integração internacional, assim como foram criadas no mesmo ano pelo Governo Federal.

Prof. Josué dos Passos Subrinho, reitor da Unila; prof. Nilma Lino Gomes, reitora da Unilab; prof. Fernando Afonso Junior, vice-reitor da Unilab

A Unila tem campus na cidade de Foz do Iguaçu, Estado do Paraná, e sua missão institucional é contribuir com a integração latino-americana, com o desenvolvimento regional e com o intercâmbio cultural, científico e educacional da América Latina, especialmente no Mercado Comum do Sul (Mercosul).  Os cursos oferecidos são em áreas de interesse mútuo dos países da América Latina, em áreas consideradas estratégicas para o desenvolvimento e a integração regionais. Já a Unilab tem como missão contribuir com a integração entre o Brasil e os demais países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), especialmente os países africanos.

selecionada4

A reitora da Unilab, prof. Nilma Lino Gomes, abriu o debate desejando boas vindas ao convidado, e de acordo com ela, “este é um momento rico para nós da Unilab, o qual é uma oportunidade para trocarmos experiências e saber mais sobre a Unila”. Em seguida, o vice-reitor, prof. Fernando Afonso Junior, disse da honra em receber o prof. Josué Subrinho na instituição, uma vez que ele fez parte de sua trajetória acadêmica e agora se encontram como gestores de uma universidade federal.

Prof. Josué dos Passos Subrinho, reitor da Unila

O reitor da Unila falou que a construção da instituição era um sonho e que passaram por algumas dificuldades. Mas, com esforço, atravessando um longo percurso, vem alcançando seus objetivos. Segundo ele, “nada nasce pronto e o momento inicial é uma etapa heróica”. Hoje, é uma universidade bilíngue (português e espanhol) com, atualmente, 16 cursos oferecidos e, futuramente, terão mais 20 cursos, entre eles, o de medicina, que já foi aprovado pelo MEC.

selecionada3

Na sequência, prof. Josué Sobrinho fez uma apresentação geral sobre a evolução das obras da universidade, mostrando imagens da maquete, em que o projeto é do arquiteto Oscar Niemeyer. Após esse momento, o reitor falou da estrutura acadêmica, englobando as áreas de ensino, pesquisa e extensão. Ele encerrou sua fala dizendo que “as duas universidades são distantes geograficamente, porém bem próxima na proposta e na realidade cotidiana”.

Em seguida, o debate foi aberto ao público, com perguntas que enriqueceram ainda mais as experiências entre os gestores, alunos, professores e servidores.

Manhã

Durante o turno da manhã houve reunião com a equipe da reitoria e representantes das pró-reitorias, onde foram apresentadas as ações desenvolvidas pela Unilab.

reuniao-reitorado-com-o reitor-da-unilab