Projeto de Extensão “PET Recebe” debate preconceito linguístico com alunos do Ensino Fundamental

Data de publicação  29/11/2013, 15:03

FOTO 01 - Turma com o Prof. Erlanilson

Na tarde da última quinta-feira (28), o grupo do Programa de Educação Tutorial (PET), do Instituto de Humanidades e Letras (IHL), recebeu alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental do Instituto Educacional Logos.  Os estudantes da escola que é localizada no município de Redenção/CE participaram de um bate-papo sobre o tema “Preconceito Linguístico: existe bullying linguístico?”.

FOTO 02 - Turma com os integrantes do grupo PET

Essa iniciativa faz parte do Projeto de Extensão “PET RECEBE”, cujo objetivo é receber alunos de escolas do Maciço de Baturité para conhecer a Unilab e conversar sobre temas que estão sendo abordados nas instituições de Ensino Fundamental. Essa iniciativa contribui para a ampliação de discussões nas áreas de Humanidades e Letras.

O encontro aconteceu no Campus da Liberdade, iniciando com uma apresentação sobre  a formação do bacharel em humanidades, ministrada pela tutora do PET, prof. Léia Menezes. Em seguida, bolsistas do programa explicaram como é estudar na Unilab e cursar Letras. Na segunda parte do encontro, além de discutir sobre preconceito linguístico, a turma debateu a heterogeneidade constitutiva de todas as línguas naturais e dos diferentes sotaques que caracterizam a Língua Portuguesa, no Brasil.

FOTO 03 - Turma de oitavo ano no bate-papo com o PET de Humanidades e Letras

Para o professor da turma, Erlanilson Tavares, “a repercussão da visita foi positiva e para os integrantes do Grupo PET foi uma grata satisfação esse intercâmbio. Essa oportunidade viabilizou adaptar e transpor para além dos muros da universidade a primeira temática que está sendo estudada no Grupo de Estudo PET que refere-se a crenças e mitos linguísticos em torno da Língua Portuguesa”.