ANGOLA – Novo aeroporto de Luanda e refundação da TAAG estão entre as prioridades do governo

Data de publicação  22/01/2014, 12:35

banderia-angolaO Plano Nacional de Desenvolvimento 2012/2017 elaborado pelo governo angolano tem como prioridades no setor dos transportes aéreos assegurar a conclusão da construção do novo Aeroporto de Luanda e concluir o Programa de Refundação da Transportadora Aérea Angola (TAAG). O novo aeroporto internacional será construído a 40 quilômetros da capital, numa área de 1.324 hectares, e terá duas pistas duplas com capacidade de aterrissagem do maior avião comercial do mundo, o Airbus A380.

O Programa, que contempla a reabilitação e construção de infraestruturas do setor, prevê igualmente a refundação da Empresa Nacional de Exploração e Navegação Aérea (ENANA), instituição adstrita ao Ministério dos Transportes de Angola.  Desde 2009, a ENAMA tem vdesenvolvido um programa de reabilitação de aeroportos em todo o território nacional, tendo beneficiado várias zonas de movimento de aeronaves. Criar condições efetivas de concorrência no setor e aumentar a capacidade de mobilidade nos transportes aéreos figuraram do Plano Nacional de Desenvolvimento (PND) já em execução.

No setor rodoviário o PND vai estabelecer e implementar um programa de reordenamento do sistema de transportes das províncias, dinamizar e incentivar a implantação de uma rede de oficinas rodoviárias. Estender a rede de táxis a todo o país, estimulando os programas de apoio ao emprego e a mobilidade, consolidar do sistema de controlo de tráfego de passageiros e meios, criar um sistema de transporte de massas eficiente, rápido e isolado (metro de superfície) em Luanda, adotar medidas que conduzam à implementação do transporte intermodal, serão projetos implementados no âmbito do Plano Nacional de Desenvolvimento.

Fonte: África 21 Digital