Unilab realiza Seminário sobre Ensino Superior, Educação Básica e Formação de Educadores

Data de publicação  28/01/2014, 12:55

O “Seminário sobre Ensino Superior, Educação Básica e Formação de Educadores” encerrou no último sábado (25). Durante toda a programação, o evento discutiu temas relacionados à universidade e a Educação Básica, como por exemplo, formação de gestores e iniciação à docência, com a participação de convidados, professores da Unilab e da Educação Básica da região, parceiros e tutores.

3

Profª. Sofia Lerch (Cátedra/Unesco); Pró-reitora de graduação, profª. Wilma Coelho; Jackson Sampaio (reitor da UECE); Arnóbio Marques – Binho- (SASE/MEC); Profª Nilma Gomes (reitora Unilab); Maurício Maia (SEDUC); Aléssio Lima (presidente da Undime).

Na sexta-feira (24) o seminário teve a presença da reitora profª. Nilma Lino Gomes, do secretário e da diretora da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (SASE/MEC), Arnóbio Marques (Binho) e Flávia Nogueira, do secretário adjunto da Secretaria de Educação do Ceará (SEDUC), Maurício Maia, do reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), profº. Jackson Sampaio, do presidente da Undime, Aléssio Lima, da representante da Cátedra/ Unesco, profª. Sofia Lerche e a pró-reitora de graduação, profª. Wilma Coelho. Para a profª Nilma Gomes, “esse foi um momento único com representantes de vários órgãos importantes para o desenvolvimento da educação”. Na oportunidade, foi assinado um documento “Carta em prol da Educação no Maciço de Baturité” pelos reitores (a) da Unilab e da UECE, pelo secretário da SASE/MEC, pelo presidente da Undime e pelo secretário adjunto da SEDUC.

O seminário que aconteceu de 20 a 25 de janeiro, no Campus da Liberdade, foi um momento importante, no qual foram apresentados temas que contribuíram para a melhoria da qualidade da educação, além de proporcionar uma interlocução entre o ensino Básico e o ensino Superior. De acordo com pró-reitora de graduação, profª. Wilma Coelho, “a universidade tem funções sociais e entre essas está a interlocução com seu entorno. A universidade ela só existe se tiver condição de conhecer os problemas existentes em outros níveis de ensino que a antecedem, como por exemplo, a Educação Básica, uma vez que os alunos que a universidade recebe são regressos dessa educação. Então, é preciso conhecer os problemas existentes para poder constituir estratégias de desenvolvimento”.

4

6

Segundo o secretário da SASE/MEC, Binho Marques, “eu fico animado em estar participando de um seminário com propostas importantes que possibilita pensar no desenvolvimento da educação da região. Estamos aqui no sentido de discutir as necessidades do Maciço de Baturité para a construção de um projeto e a possibilidade de fortalecer a articulação entre as três esferas municipal, estadual e federal”. Já para o secretário adjunto da SEDUC, Maurício Maia, “os municípios hoje tem a maior parte da responsabilidade pelo provimento da educação brasileira. O Estado reconhece a limitação de recursos financeiros, mas é imenso o potencial dos municípios em prover um bom serviço de educação contando com o apoio dos governos estadual e federal e das universidades públicas. Esse seminário é mais um passo de articulação entre essas competências públicas e a Unilab pode ter um papel articulador que não depende de mandatos de gestão política, mas consolida uma atuação permanente em suas atividades”.

1-flavia-nogueira-mec

Diretora da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (SASE/MEC), Flávia Nogueira

Esse encontro em prol da educação teve o objetivo de ampliar os debates sobre a universidade e a formação docente no ensino superior; refletir sobre as questões afirmativas e formativas na relação entre a Educação Básica e Superior no Maciço de Baturité; contribuir para a melhoria da educação na região; fomentar e ampliar programas de formação inicial e continuada, inclusive para modalidade a distância; e compartilhar experiências no âmbito acadêmico e escolar.

Após as palestras da sexta-feira (24) os convidados foram conhecer as obras do Campus das Auroras acompanhados pela reitora da Unilab e pelo pró-reitor de planejamento, Plínio Maciel.

7

O evento foi uma realização da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) em parceria com a Diretoria de Educação Aberta e a Distância, Cátedra Unesco e a Coordenação do PIBID/Unilab.

2

Público presente