CABO VERDE – País prepara regularização de imigrantes ilegais
O Governo cabo-verdiano vai abrir um período para a regularização de imigrantes a viver em situação ilegal no arquipélago. Essa medida estrará em vigor assim que a Lei de Estrangeiros for aprovada no Parlamento, e a expectativa é que isso aconteça ainda este ano, de acordo com a agência Panapress.
A medida foi anunciada no fim de semana pelo primeiro-ministro José Maria Neves durante a inauguração da Casa das Comunidades Imigradas em Cabo Verde. Neves disse que o seu Executivo vai tomar outras medidas para facilitar a integração dos cidadãos estrangeiros que escolhem o arquipélago para viver e trabalhar.
O primeiro-ministro prometeu ainda que, no quadro da comemoração dos 40 anos da independência em 2015, o Governo vai inaugurar a casa de África em Cabo Verde que vai permitir “uma melhor inserção de Cabo Verde” no continente africano. Na ocasião, o chefe do Governo reafirmou o compromisso das autoridades cabo-verdianas em defender os direitos dos imigrantes, ao mesmo tempo que exige que todos aqueles que venham a Cabo Verde respeitem as suas leis e cumpram todos os seus deveres e obrigações.
A Casa das Comunidades Africanas Imigradas em Cabo Verde foi concebida para ser um espaço socioeducativo, recreativo e cultural de intervenção, voltado para a uma melhor integração dos cidadãos de outros países africanos que residem no arquipélago.
Fonte: África 21 Digital