Data de publicação  17/02/2014, 12:20
Equipe da Unilab conhece experiência de ensino a distância da Universidade Federal de Alagoas.

Equipe da Unilab se reúne com integrantes da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância da Universidade Federal de Alagoas.

A equipe da Unilab realizou no último dia 13 uma visita técnica à Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). A visita teve como objetivo a troca de experiências entre as duas instituições, em que foram apresentadas as atividades realizadas pela UFAL na área da educação a distância, que é referência na região do Nordeste.

A Unilab estava representada pela integrante da equipe do Núcleo de Formação, Viviane Pinho de Oliveira, pela professora da equipe Multidisciplinar, Márcia Barbosa de Sousa e pelos assistentes Geysson Lima Bezerra, Selma Cruz Lima e Antônia Fabíola Gomes Pereira e Silva.

equipe-visita-experiencia-da-ufal-cied-01

Na UFAL, o encontro foi mediado pelos coordenadores da Cied, Luis Paulo Mercado e Fernando Pimentel, que expuseram a trajetória, ações e perspectivas do setor. Em seguida, foram apresentados aos coordenadores de núcleos e ao Comitê Gestor de Formação de Professores.

Viviane Oliveira destacou os benefícios da visita. “Eu e toda equipe estamos muito gratos e satisfeitos com a visita, o acolhimento, o respeito e a generosidade com que a equipe Cied tem nos recebido. Nossa expectativa é que a gente tire, a partir da experiência da Cied, lições para promover melhorias, expansão e crescimento da EAD na Unilab”.

“A EAD na Ufal não tem apenas uma estrutura incrível, mas também uma equipe muito eficiente, fazendo, assim, com que se torne modelo”, disse Fabíola Gomes. Fabíola destacou a organização, a eficiência e a responsabilidade no tratamento dos alunos, professores e da EAD em geral. “Estou encantada com a organização e a eficiência da Cied. Tenho aprendido muito com essa visita e espero, a partir de agora, desempenhar melhor o trabalho na EAD da Unilab”, disse.

Resultados práticos

Selma Cruz, também técnica da Unilab, quis conhecer mais de perto o Núcleo de Produção de Materiais Didáticos, coordenado por Guilmer Brito. Ela ressaltou a importância da visita para a busca constante do aperfeiçoamento do trabalho. “Essa visita estimulou todos nós, criando uma perspectiva para alcançar os objetivos e fazer, quem sabe, que a Unilab tenha a mesma eficiência da EAD da Ufal”.

Para o coordenador-geral da Cied, Luis Paulo Mercado, a visita técnica do grupo de pesquisadores que fazem a educação a distância na Unilab, para conhecer a organização, funcionamento, coordenações, programas e projetos da Cied, demonstra a importância das parcerias institucionais desenvolvidas pela Cied nas várias áreas de atuação na educação a distância.

“A Cied tem parcerias estratégicas na área junto com a Unilab, destacando-se a oferta de cursos de formação de professores em Mídias na Educação que será ofertado no Campus Redenção da Unilab e em Moçambique, África e também a formação dos coordenadores, professores e tutores da EAD da Unilab”, ressaltou Luis Paulo.

Com informações do site da Universidade Federal de Alagoas.