Desenvolvida primeira pesquisa de mestrado a partir da Fazenda Experimental da Unilab

Data de publicação  28/02/2014, 13:07
fazenda-experimental-unilab

Fazenda Experimental da Unilab

A Unilab é pioneira na produção de morango na região do Maciço do Baturité e o resultado já foi testado em laboratório, sendo comprovada a qualidade para comercialização. A estudante do mestrado de Engenharia Agrícola da Universidade Federal do Ceará (UFC), Chrislene Nojosa Dias, defendeu sua dissertação, nesta quinta-feira (27), referente à pesquisa “Cultivo do Morango sob diferentes condições de ambientes e doses de biofertilizante na região do Maciço de Baturité”. Esses morangos são cultivados especificamente na Fazenda Experimental da Unilab – campo de pesquisa do curso de Agronomia da Unilab.

A pesquisa da mestranda, que teve como orientadora a Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unilab e docente do Instituto de Desenvolvimento Rural, profª. Albanise Barbosa Marinho, publicizou a constatação de que as serras da região têm potencial para a produção de morango.

Profª. Albanise Barbosa Marinho e Chrislene Nojosa Dias

A pesquisa abordou o diferencial da plantação de morango orgânico na fazenda, onde foram observadas as adaptações do cultivo no clima do Maciço. Para o desenvolvimento da fruta foram testados dois ambientes, sendo um em estufa artesanal e outro em tempo aberto. Em ambos os espaços foi comprovada a possibilidade do cultivo na região.