Propae divulga critérios para inscrições do Programa Bolsa Permanência (PBP) e cronograma para o PAES

Data de publicação  06/03/2014, 16:32

A Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Estudantis (Propae), através da Coordenação de Políticas Afirmativas e Estudantis (COEST), divulga datas para entrega da documentação do Programa Bolsa Permanência (PBP) para os estudantes que não entregaram no mês de janeiro. A entrega dos documentos consiste na segunda etapa do processo, que teve a inscrição online como primeira etapa obrigatória.

A pró-reitoria divulga também o cronograma para as inscrições do Programa de Assistência ao Estudante (PAES) do mês de março.

A Comissão de Seleção, Acompanhamento e Permanência do Estudante (COSAPE) adota como critério para o recebimento das solicitações de inserção no PAES e no PBP a ordenação alfabética.

Cronograma para PAES e PBP

Documentação necessária para o Programa de Bolsa Permanência

A Propae informa que de acordo com comunicado enviado pelo Ministério da Educação (MEC) a esta universidade apenas os cursos de Bacharelado em Humanidades e Ciências da Natureza e Matemática encontram-se dentro do critério adotado por este Ministério para participação no Programa de Bolsa Permanência. O critério é possuir carga horária média superior ou igual a cinco horas diárias.

Assim, poderá se candidatar ao Programa de Bolsa Permanência o estudante que cumprir, cumulativamente, as seguintes condições:

I – possuir renda familiar per capita não superior a um salário-mínimo e meio;

II – estar matriculado em cursos de graduação com carga horária média superior ou igual a cinco horas diárias (Bacharelado em Humanidades e Ciências da Natureza e Matemática);

III – não ultrapassar dois semestres do tempo regulamentar do curso de graduação em que estiver matriculado para se diplomar;

IV – ter assinado Termo de Compromisso;

IV – ter seu cadastro devidamente aprovado e mensalmente homologado pela instituição federal de ensino superior no âmbito do sistema de informação do programa.

O cadastro já pode ser feito na página do programa: http://bolsas.mec.gov.br. Os estudantes que já realizaram o cadastro deverão entregar a documentação mínima exigida para comprovação de renda nos dias e local indicado pela Coordenação de Políticas Estudantis.

Para mais informações, leia o Manual do Programa Bolsa Permanência na íntegra no link: http://permanencia.mec.gov.br/docs/manual.pdf.