SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE – ASPEA prepara missão ao país para produção de um manual de Educação Ambiental

Data de publicação  28/03/2014, 11:06

banderia-saotomeeprincipe

Nesta sexta-feira (28), a Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) inicia uma missão de cooperação em São Tomé e Príncipe, em parceria com a ONG Mar, Ambiente e Pesca Artesanal (MARAPA). A ação integra-se no Projeto de Abordagem Ecossistémica Integrada para a Conservação e Gestão da Biodiversidade em S. Tomé e Príncipe, executado pelo Programa de Apoio a Agricultura Familiar e Pesca Artesanal (PAPAFPA) e financiado pelo Fundo de Ambiente Global (GEF).

O objetivo deste trabalho é a produção de um manual de Educação Ambiental direcionado a alunos do ensino secundário tendo na sua estrutura de base um enquadramento teórico e científico de temas ambientais de relevância local. O trabalho realizado no terreno será de 28 de março a 4 de abril e consiste numa avaliação diagnóstica participativa de recursos e equipamentos para a Educação Ambiental, assim como a identificação de prioridades sócio ambientais internas em articulação com os parceiros e diferentes entidades que colaboram com a equipe.

A metodologia utilizada  será através de reuniões com o parceiro local, realização de entrevistas a diferentes interlocutores, levantamento de dados sobre os equipamentos e projetos de sensibilização ambiental em curso, além da formação de técnicos locais em fotografia de natureza. O processo de construção requer duas missões: a primeira centrada na recolha de dados e a segunda na apresentação do manual e formação de um grupo de técnicos e professores para a divulgação e aplicação do manual.

Fonte: Téla Nón