Projeto Café com Letras discute o “ato se narrar” a partir de Walter Benjamin

Data de publicação  01/04/2014, 09:52

CAFE-COM-LETRAS-destaqueO Projeto de Extensão Café com Letras, coordenado pela professora do Instituto de Humanidades e Letras, Ana Cristina Cunha da Silva, realiza a palestra sobre o tema “A propósito do ato de narrar: Walter Benjamin e a História”, que será ministrada pelo professor da Unilab, João Batista Pereira. O encontro será nesta sexta-feira (04), às 16h30, no Auditório do Campus da Liberdade.

Resumo da palestra:

A palestra vai discutir o ato de narrar como um recurso inesgotável para o homem expressar a realidade de variadas formas. Segundo o convidado, desde os tempos antigos, quando a oralidade se encarregava de disseminar fatos e acontecimentos, até a contemporaneidade, em que as narrativas literárias ascenderam no campo da estética ocupando esse espaço, os narradores eternizam anseios e dilemas humanos para a posteridade. O debate tem como base as análises de Walter Benjamin, no texto “O narrador. Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov”, em que propugna o fim da arte de narrar.

Sobre o palestrante:

Professor João Batista Pereira

João Batista Pereira é doutor em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É professor adjunto da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), desenvolvendo pesquisas que buscam refletir sobre o alcance e os limites entre história e literatura em narrativas de língua portuguesa.