ANGOLA – País terá nova Biblioteca Nacional

Data de publicação  09/04/2014, 14:29

banderia-angola

A ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva, anunciou nesta terça-feira (09) a construção da nova Biblioteca Nacional, em 2015, na comuna de Camana, município de Belas, em Luanda. Rosa Cruz e Silva fez este pronunciamento no ato de abertura do II curso de capacitação de profissionais em biblioteconomia que é promovido pelo Ministério da Cultura, em parceria com o Governo da Espanha.

De acordo com a ministra, a construção da nova biblioteca enquadra-se no projeto do governo de criar melhores condições de leitura e comodidade aos leitores e estudantes. “Reitero a minha alegria, por ter havido uma correspondente ação no trabalho que vai ser materializado e que vai suprimir as lacunas e deficiências”, explicou. Ainda segundo ela, “a atual Biblioteca Nacional não tem todas as condições necessárias, e apontou a falta de espaço para colocar o material de última geração como computadores, daí a necessidade de se construir uma nova infra-estrutura”.

Com o objetivo de proporcionar condições de leitura, a ministra informou que a Comissão Administrativa do Município de Luanda já ergueu três bibliotecas e vão ser inauguradas mais duas. “Um dos programas do setor da Cultura é de estender a rede das bibliotecas públicas à nível de todo o país, o exemplo são das províncias do Huambo e Malanje que já tem novas instalações e vão começar a funcionar nos próximos dias”, disse a ministra.

O curso de capacitação de profissionais em biblioteconomia, com a duração de um mês, conta com a presença de professores espanhóis. Participam técnicos ligados as bibliotecas provinciais e de centros de documentação e arquivos ligados a vários ministérios.

Fonte: ANGOP – Agência Angola Press