Unilab recebe avaliadores do MEC para reconhecimento do curso de Letras

Data de publicação  25/04/2014, 13:24

Nestes dias 24 e 25 de abril, a comissão de avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Mistério da Educação (MEC), realiza o processo de avaliação e reconhecimento do curso de Letras da Unilab. A comissão é formada pelos professores João Carlos Cattelan (Unioste) e Eloésio Paulo dos Reis (Unifal). Este procedimento ocorre entre 50% e 75% da integralização do curso e é a etapa final de um processo que iniciou há um ano. O reconhecimento é condicionante para emissão dos diplomas de conclusão do curso.

unilab

Na quinta-feira (24), a comissão teve reuniões com os gestores da universidade, assim como com os membros da Comissão Própria de Avaliação (CPA), com o Núcleo Docente Estruturante (NDE), além de encontros com os técnicos-administrativos e docentes. O objetivo dessas ações é conhecer, da forma mais exata possível, a vida acadêmica e o processo administrativo do curso de Letras. Neste dia, os avaliadores visitaram também as instalações da universidade, visando ter um mapeamento mais completo das condições da estrutura para a oferta do curso, por exemplo, salas de aula, biblioteca e secretaria acadêmica. No turno da noite, fez parte do processo de avaliação uma reunião com alunos, os quais foram ouvidos com o intuito de perceber sua formação e relação com o curso e com a universidade.

bi

IMG-20140425-WA00001

IMG-20140425-WA0008 (1)

Para a coordenadora do curso, profª. Ana Cristina Cunha, “esse é um momento de legitimação para um trabalho que vem sendo realizado pela gestão do curso. Várias etapas já foram vencidas e essa é a etapa final para o processo de aprovação do curso. É um trabalho em conjunto com várias instâncias da universidade e o papel do coordenador é apenas administrar esses fluxos. Foram muitos os relatórios e as tabelas elaboradas para que esse momento chegasse para ser avaliados pela comissão do MEC”.

Reunião de encerramento entre os avaliadores e a equipe da Unilab.

Nesta sexta-feira (25), o trabalho realizado pela comissão foi interno. No final da tarde, ocorreu uma reunião entre os dois avaliadores do Inep e a equipe da Unilab, em que participaram o vice-reitor, Fernando Afonso Ferreira, a diretora do Instituto de Humanidades e Letras, Monalisa Valente, a coordenadora do curso de Letras, Ana Cristina Cunha, o coordenador de Ensino de Graduação, Américo do Carmo Souza, e a diretora de Regulação, Indicadores Educacionais e Avaliação, Socorro Maia.