Primeiros professores do Campus de São Francisco do Conde tomam posse nesta sexta-feira (09)

Data de publicação  12/05/2014, 10:26
Primeiros professores do Campus de São Francisco do Conde.

Na tarde desta sexta-feira (09), tomaram posse os 12 primeiros docentes que lecionarão no Campus de São Francisco do Conde, no Instituto de Humanidades e Letras. Estavam presentes na cerimônia, realizada no auditório do Campus, a reitora Nilma Gomes, o vice-reitor Fernando Afonso, a diretora do Instituto de Humanidades e Letras, Monalisa Valente, e a diretora do Campus, Núbia Moura Ribeiro.

Cristiane Santos Souza.

Neste grupo inicial de professores está Cristiane Santos Souza, de Salvador, vai atuar no Setor de Estudo de Antropologia. Ela tem mestrado em Antropologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e doutorado em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A professora, que já tem experiência como docente em outras universidades estaduais da Bahia, afirmou que o trabalho na Unilab será desafiador. “A proposta de troca e intercâmbio com outros países de língua portuguesa, em especial dos países africanos, é fascinante. Sei que temos muito trabalho, mas é estimulante poder participar desse momento. Tenho grandes expectativas desse encontro com os estudantes”, destacou.

Caterina Alessandra Rea.

Caterina Alessandra Rea é italiana e está no Brasil desde 2012, quando veio fazer o estágio de pós-doutorado na Universidade Federal de Santa Catarina. Ela tem mestrado e doutorado em Filosofia pela Universidada Católica de Lovaina, na Bélgica, e atuou como professora temporária na França. Sobre a experiência de ser professora da Unilab, ela comentou que: “o projeto da universidade é muito interessante, principalmente, o desafio da Unilab de ser internacional. É uma troca muito rica para aprender como é a realidade africana e da Bahia”.

Matilde Ribeiro, que vai atuar no Setor de Estudo de Ciências Humanas, acompanha o desenvolvimento da Unilab desde a época do projeto de criação, quando era ministra-chefe da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (2003 a 2008). “A expectativa é lecionar, fazendo conexões com as políticas públicas e valorizando as relações entre nacional e internacional”, explicou. Matilde tem mestrado em Psicologia Social e doutorado em Serviço Social.

Professores que também tomaram posse na tarde deste dia 09 de maio:

Caroline Rodrigues Cardoso e Paulo Sérgio de Proença – Setor de Estudo: Língua Portuguesa.

Karl Gerhard Seibert – Setor de Estudo: Antropologia.

Cleber Daniel Lambert da Silva e Marcos Carvalho Lopes – Setor de Estudo: Filosofia.

Pedro Acosta Leyva e Fábia Barbosa Ribeiro – Setor de Estudo: História.

Giana Targanski Steffen – Setor de Estudo: Língua Inglesa.

Lídia Lima da Silva – Setor de Estudo: Linguística