Congresso Internacional “Diálogos Sul-Sul sobre os Novos Caminhos da Democracia” iniciará, neste dia 21, na Unilab

Data de publicação  20/05/2014, 18:37

Logo imagem Sul SulTerá início na manhã desta terça-feira (21), no Anfiteatro do Campus da Liberdade, em Redenção, o Congresso Internacional “Diálogos Sul Sul sobre os novos caminhos da democracia: Plurinacionalismo e Equidade”.

A conferência de abertura será ministrada por Alfa Oumar Diallo, do Senegal, que falará sobre o tema “União Africana: governança e desenvolvimento” e por Hari G. Nair, da Índia, que abordará o assunto: “Unsettling European Epistemologies: Mapping the contours of Paradigms from the South”.

Às 14h, o evento terá continuidade com o primeiro painel sobre o tema principal “Democracia constitucional e soberania popular”, com a presença dos palestrantes Raquel Coelho de Freitas (UFC), Alvaro Calix (Honduras), Tiberius Barasa (Quênia) e Filomeno Moraes (Unifor). Em seguida, o segundo painel discutirá sobre “Plurinacionalismo e alternativas democráticas do Estado”, com a participação de Fernando Antonio de Carvalho Dantas (UFG), Godwin Onuoha (Nigéria), Juan Ramos Mamani (Bolívia) e Germana de Oliveira Moraes (UFC).

O evento prosseguirá no dia 22 de maio, no Anfiteatro da Faculdade de Direito da UFC, às 09h, com a discussão no painel temático sobre “Cidadania e conquista de direitos”, que será ministrado pelos professores Bas’Ilele Malomalo (Unilab), Daniela Cademartori (UNILASSALLE), Sérgio Cademartori (UCS), João Luís Nogueira Matias (UFC) e Marcos Leite Garcia (UNIVALI). No período da tarde, haverá apresentação de trabalhos científicos e, a partir das 19h, será realizado o segundo painel do dia sobre o tema “Equidade e harmonização das diferenças”, com os professores Alfa Oumar Diallo (UFGD, Senegal), Dagoberto José Fonseca (UNESP) e Monalisa Valente Ferreira (Unilab).

No dia 23, às 09h, no Anfiteatro da Faculdade de Direito da UFC, ocorrerá o painel “Emancipação democrática e descolonização”, em que ministrarão palestras os convidados Gina Chávez (Equador), Hari G. Nair (Índia), Carlos Subuhana (Unilab) e Vera Regina Rodrigues da Silva (Unilab). As conferências de encerramento serão proferidas pelo professor Martônio Mont’Alverne Barreto Lima (Unifor) sobre a temática “Constitucionalismo latino-americano: uma abordagem possível da mudança teórica” e por Alberto Acosta (Equador) sobre “El Buen Vivir como respuesta a la crisis democrática global”.

O Congresso Internacional “Diálogos Sul Sul sobre os novos caminhos da democracia: Plurinacionalismo e Equidade” é realizado em uma parceria entre a Unilab e a UFC.

Ainda há vagas para os interessados que desejam o transporte de Redenção para Fortaleza. Mais informações: clique aqui.

Confira a programação completa

[gview file=”http://www.unilab.edu.br/wp-content/uploads/2014/05/Programação-congresso-internacional-dialogos-sul-sul-unilab-ufc.pdf”]