Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Inscrições abertas para o 10º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero

Data de publicação  20/06/2014, 10:16
Postagem Atualizada há 10 anos
Saltar para o conteúdo da postagem

10-premio-construindo-igualdade-de-generoA ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, tornou público nesta sexta-feira (20), por meio de publicação no Diário Oficial da União, o edital do 10º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero. O Prêmio busca estimular e fortalecer a reflexão crítica e a pesquisa acerca das desigualdades existentes entre homens e mulheres no Brasil, contemplando suas interseções com as abordagens de classe social, geração, raça, etnia e sexualidade no campo dos estudos das relações de gênero, mulheres e feminismos; e sensibilizar a sociedade para tais questões.

As inscrições vão até o dia 28 de novembro e devem ser feitas pelo site do concurso. O resultado deve ser divulgado até o dia 29 de maio de 2015 e a cerimônia de entrega do Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero será realizada até 30 de junho do próximo ano, em Brasília.

Atualmente, a premiação contempla cinco categorias: estudante do ensino médio; estudante de graduação; graduado, especialista e estudante de mestrado; mestre e estudante de doutorado; e escola promotora de igualdade de gênero. Os autores recebem valores em dinheiro, bolsas de estudos, equipamentos de informática e assinaturas de revistas acadêmicas.

Cada categoria segue pré-requisitos específicos. No caso dos estudantes de graduação é preciso enviar a ficha de inscrição preenchida, currículo atualizado em Plataforma Lattes, artigo científico elaborado pelo estudante durante o curso de graduação, além do resumo do artigo, que deve possuir entre 500 e 1.000 palavras.

Sobre o Prêmio
Após nove edições, o concurso já recebeu mais de 26 mil inscrições e premiou diversas redações e artigos científicos dos estudantes de ensino médio, estudantes de graduação, graduados, especialistas, estudantes de mestrado, mestres e estudantes de doutorado.

O concurso é uma iniciativa da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (MCTI/CNPq), do Ministério da Educação (MEC) e da ONU Mulheres – Entidade das Nações Unidas para o Empoderamento das Mulheres e a Igualdade de Gênero.

Mais informações: www.igualdadedegenero.cnpq.br

Fonte: Portal Brasil, com informações da Imprensa Nacional

Categorias