Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Encontro de especialistas discute a elaboração da nona edição do projeto “História Geral da África”

Data de publicação  26/08/2014, 11:16
Postagem Atualizada há 10 anos
Saltar para o conteúdo da postagem

convite Bele´m

De 27 a 30 de agosto, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) será sede de reunião do Comitê Científico do projeto internacional “História Geral da África”, coordenado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Durante o evento, estarão na universidade especialistas de 15 países, sendo oito africanos: Argélia, Camarões, Angola, Mali, República Democrática do Congo, Botswana, Madagascar e Benim.

Esta será a terceira reunião do comitê que está preparando o nono volume da coleção “História Geral da África”, projeto iniciado em 1964 com o objetivo de promover o reconhecimento do patrimônio cultural da África e a compreensão de sua relação com outras civilizações, a partir de uma visão obtida de dentro do continente africano.

Nesta quarta-feira (27), às 9h30, acontece a cerimônia de abertura do encontro, no Anfiteatro da Reitoria, na área Sul do Campus São Carlos da UFSCar. Está prevista a presença do presidente do Comitê Científico, Augustin Holl; do chefe da Seção de Diálogo Intercultural da Unesco, Ali Moussa Iye, que coordena o projeto de elaboração da “História Geral da África”; da coordenadora da área de Educação da Unesco no Brasil, Maria Rebeca Otero; da secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação, Macaé Maria Evaristo dos Santos; e do reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho.

Em seguida, será realizada a conferência “Contribuições da História Geral da África para uma outra visão da África e suas Diásporas”, proferida por Elikia M’Bokolo, historiador vinculado à Escola de Estudos Avançados em Ciências Sociais (EHESS), na França, e presidente do Comitê Científico para o uso pedagógico da “História Geral da África”. A apresentação, em Português, poderá ser acompanhada por webconferência no link http://webconf2-rnp.br/UAB_UFSCar. Também será aberta ao público a apresentação do Volume IX, a ser proferida por Olabiyi B. Joseph Yai, Embaixador do Benim junto à Unesco, a partir das 11h30. As demais sessões do evento serão restritas aos integrantes do Comitê Científico e especialistas convidados.

História Geral da África

O projeto de organização dos oito primeiros volumes da coleção “História Geral da África”, publicados originalmente em Francês no final de década de 1980, foi iniciado ainda em 1964. A elaboração da obra envolveu mais de 350 especialistas das mais variadas áreas do conhecimento, sob a direção de um Comitê Científico Internacional formado por 39 intelectuais, dos quais dois terços eram africanos.

Em 2011, a obra foi publicada em Português, em uma parceria entre a Unesco, o Ministério da Educação e a UFSCar. A tradução foi desenvolvida pelo Núcleo de Estudos Afrobrasileiros (NEAB) da UFSCar, sob a coordenação do professor Valter Silvério, do Departamento de Sociologia da Universidade. Os oito volumes, bem como os primeiros materiais pedagógicos desenvolvidos no âmbito do projeto “Brasil-África: Histórias Cruzadas”, podem ser obtidos gratuitamente no site da Unesco.

Para acessar a coletânea, acesse a Página da Integração Internacional no site da Unilab.

Fonte: Site da Universidade Federal de São Carlos.

Categorias