Unilab, UFC e UFCA promovem 3ª Reunião do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e Administração

Data de publicação  04/09/2014, 11:56
Reunião de abertura ocorreu no Auditório Castelo Branco, na Reitoria da UFC.

Teve início na tarde desta quarta-feira (03) a terceira reunião do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e Administração (Forplad), organizada em parceria entre a Unilab, a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Universidade Federal do Cariri (UFCA). A abertura do evento foi realizada no Auditório Castelo Branco, na Reitoria da UFC, e contou com a participação de representantes das áreas de Planejamento e Administração de diversas Instituições Federais de Ensino Superior do país.

A reunião começou com a declamação do cordel escrito por Zé Mesquita que teve como tema o próprio evento e com a apresentação do coral do Instituto de Cultura e Arte da UFC. A mesa de abertura foi composta pelo coordenador nacional do Forplad, Tomás Sant´ Ana, pela pró-reitora de Administração da UFC, Denise Maia, pela reitora da Unilab, Nilma Gomes, pelo pró-reitor de Planejamento da Unilab, Plínio Maciel, e pelo vice-reitor da UFCA, Ricardo Luiz Ness.

Reitora da Unilab, Nilma Gomes, fala sobre o papel estratégico das Pró-Reitorias de Administração e Planejamento.

A reitora Nilma Gomes destacou a relevância das Pró-Reitorias de Administração e de Planejamento nas Instituições Federais de Ensino Superior. “As áreas de Administração e de Planejamento devem sempre trabalhar articuladas com as outras pró-reitorias e não somente junto à Administração Superior. Planejar e administrar não são apenas atos técnicos ou burocráticos, mas antes disso são atos educativos, entendendo a educação no seu sentido mais amplo. Atuar na Administração e no Planejamento de uma IFES significa estar em um lugar estratégico, onde há uma sociedade que confia em nós, recaindo sobre o nosso trabalho muitas expectativas em relação ao trato sério com a coisa pública”, comentou.

Tomás Sant´ Ana falou sobre a importância do Fórum e da realização da reunião no Ceará. “O papel fundamental é a busca pela inovação constante e pela discussão de todas as questões que nos envolvem. A reunião aqui em Fortaleza faz parte da atuação itinerante do Fórum, de visita às instituições, para que possamos nos aproximar da cultura, da vivência e de tudo aquilo que nós temos em cada região do país”. Os outros dois encontros do Fórum em 2014 ocorreram em Porto Alegre e em São Paulo e a última reunião deste ano acontecerá em Curitiba, no mês de novembro.

Vice-reitor da UFCA, Ricardo Luiz Ness.

O vice-reitor da UFCA, Ricardo Luiz Ness, deu boas vindas aos participantes e falou sobre os desafios no processo de implantação da universidade recém-criada, que já está localizada em cinco Campi nas cidades do interior do Ceará. “A maioria dos professores da universidade é de primeira viagem. É o nosso primeiro emprego. Então a experiência tem sido muito rica e o envolvimento no Forplad tem sido de grande relevância no aprendizado e na troca de experiências”, disse o vice-reitor.

Reitor da UFC, Jesualdo Pereira.

O evento seguiu com a palestra realizada pelo reitor da UFC, Jesualdo Pereira, sobre “Autonomia Universitária”. Na ocasião, o reitor citou aspectos ligados ao cotidiano dos gestores referentes à autonomia da universidade e à nova cultura universitária. Ele afirmou que: “Estamos diante de uma nova universidade”, ao elencar as diversas mudanças ocorridas nos últimos anos, tais como: a democratização do acesso, por meio do aumento do número de vagas ofertadas, da Política de Cotas e do SiSU, com o estreitamento das relações entre a universidade e a sociedade, com a interiorização do ensino, com a internacionalização da educação. Após a palestra do reitor, os participantes debateram sobre os diferentes pontos apresentados por Jesualdo Pereira.

programacao-3-reuniao-forplad-fortaleza-ufc-unilab-ufca-

A reunião teve continuidade com o relato das Regionais e das Comissões Temáticas do Fórum. O evento continuará nos próximos dias 04 e 05 de setembro, em Fortaleza. Mais informações no site.

Expansão do Ensino Superior no Brasil

O reitor Jesualdo Pereira apresentou dados referentes à evolução do Ensino Superior no país entre os anos de 2003 a 2013:

– Foram criadas 18 novas universidades;
– Passou de 148 Campi Universitários para 321;
– Antes eram 114 municípios atendidos, hoje são 275 municípios contemplados com Campi universitários;
– O orçamento passou de 10,3 bilhões para 26 bilhões;
– O número de docentes saiu de 40,5 mil docentes para 67,6 mil e o número de servidores técnico-administrativos passou de 85,3 mil para 98,3 mil;
– O processo seletivo aumentou o número de vagas, em que antes eram 109.200 vagas e, atualmente, são 240 mil vagas ofertadas pelo SiSU;
– Aumento da oferta de cursos de Mestrado em Doutorado.

Opinião dos pró-reitores

Pró-reitora de Administração, Laura Santos.

“As reuniões do Fórum são importantes para trocar experiências e buscar soluções para as situações que enfrentamos nas instituições. A partir de espaços como esse, onde fazemos um balanço das políticas implementadas na área Orçamentária, Financeira e de Pessoal, que nós encaminhamos instrumentos ao MEC para que o órgão tenha conhecimento sobre a nossa realidade”, falou a pró-reitora de Administração, Laura Santos.

Plínio Maciel, pró-reitor de Planejamento.

“É um momento de consolidação da Unilab junto aos Fóruns, como o Forplad e a Andifes, demonstrando a nosso envolvimento e a nossa capacidade de interagir e propor soluções, além de trocar conhecimentos com os demais colegas e conhecer situações de outras universidades”, disse Plínio Maciel, pró-reitor de Planejamento da Unilab.