ECOSS promove encontro sobre o tema “Educação de Jovens e Adultos e Diversidades(s)”

Data de publicação  12/09/2014, 12:03

logo-ECOSS-vertical

Nestes dias 12 e 13 de setembro, das 08h às 17h, acontece mais uma atividade formativa do Curso de Atualização em Educação de Jovens e Adultos e Diversidades(s), promovido pelo Centro de Referência em Educação de Jovens e Adultos e Cooperação Sul-Sul, por meio do Circuito Intercultural de Vivências em EJA (Ecoss/Civeja).

Neste encontro, que está sendo realizado na cidade de Baturité, haverá a presença do professor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Flávio Barros, que vai falar sobre “Ensino de Ciências e a EJA: natureza e sociobiodiversidades”, e da professora Elisângela André, que vai abordar o tema “Currículo, Cultura e Diversidade(s)”. Neste dia 12, a atividade acontece no Espaço Cultural de Baturité e, neste sábado (13), a programação será realizada na Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 8, também na cidade de Baturité.

A formação é voltada para professores da educação básica, em especial os educadores da Educação de Jovens e Adultos, além de gestores escolares do Polo de Baturité, que abrange os municípios de Aracoiaba, Capistrano, Mulungu, Itapiúna e Aratuba.

O próximo encontro do curso será nos dias 26 e 27 de setembro, em que serão abordados os temas: “Alfabetização e Letramento da Educação de Jovens e Adultos”, “Educação Inclusiva na Educação de Jovens e Adultos” e “Educação e Relações Étnico-Raciais”.

Breve currículo dos professores convidados

Flávio Barros

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2000), Mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal da Paraíba (2002) e Doutorado em Biologia da Conservação (2011) pela Universidade de Lisboa, Portugal. É Professor Adjunto do Núcleo de Ciências Agrárias e Desenvolvimento Rural (NCADR) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Atua como docente-pesquisador nos Programas de Pós-Graduação em Agriculturas Amazônicas (NCADR-UFPA) e Antropologia (IFCH-UFPA), sendo coordenador no primeiro. Participa ainda como professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). É membro das Sociedades Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia (SBEE) e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade (ANPPAS).

Elisângela André

É Graduada em Letras pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com especialização em Gestão Escolar pela Universidade Estadual de Santa Catarina e em Educação Biocêntrica pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Mestre em Educação pela Uece e doutora em Educação Brasileira pela UFC. É professora efetiva da Prefeitura Municipal de Horizonte e atua eventualmente em cursos de formação de professores pela Universidade Estadual do Ceará / Universidade Aberta do Brasil, na condição de professora formadora e professora conteudista. É membro do conselho editorial da Revista Expressão Católica.

Mais informações: ecoss@unilab.edu.br.