CNPq e MDA lançam chamadas públicas para fortalecimento dos Núcleos de Agroecologia

Data de publicação  09/10/2014, 16:22

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) lançaram, no último dia 07, duas chamadas públicas para projetos de fortalecimento dos Núcleos de Agroecologia.

O prazo para submissão das propostas vai até 7 de novembro. É necessário anexar arquivo contendo o projeto e encaminhar ao CNPq, exclusivamente via internet, utilizando-se do formulário de propostas online, disponível na Plataforma Carlos Chagas. A divulgação dos resultados ocorrerá no Diário Oficial da União e na página do CNPq na internet a partir de 1º de dezembro.

A chamada de número 38 apoia projetos de constituição e fortalecimento de Núcleos de Agroecologia nas instituições públicas de pesquisa agropecuária (Organizações Estaduais de Pesquisa Agropecuária – Oepas – e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa) em todo o Brasil e nas universidades públicas ou privadas com sede na região Norte.

Os projetos devem promover o desenvolvimento tecnológico e inovação na agricultura familiar, a partir de metodologias que integrem pesquisa agroecológica, extensão rural e ensino. A chamada tem como público beneficiário prioritário agricultores familiares, professores, pesquisadores e Agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER).

As propostas aprovadas serão financiadas com recursos no valor global estimado de R$
2.000.000, oriundos do orçamento do MDA, e os projetos terão o valor máximo de financiamento de R$ 100.000.

Já a chamada de número 39 seleciona propostas para apoio financeiro a projetos que integrem atividades de extensão, pesquisa, ensino e fomento a processos de inovação tecnológica e metodológica visando a construção e socialização de conhecimentos e práticas relacionados à agroecologia, bem como à promoção dos sistemas orgânicos de produção e de base agroecológica. O objetivo é implementar e fortalecer novos Núcleos de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica (NEA) em todas as regiões do Brasil.

As propostas passarão por três etapas de análise e serão financiadas com recursos no valor global estimado de R$ 4.600.000, oriundos do orçamento do MDA. Os projetos de Núcleos de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica (NEA, linha 1) terão o valor máximo de financiamento de R$ 200.000. Os projetos de formação de Redes Núcleos de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica (R-NEA, linha 2) terão o valor máximo de financiamento de R$ 600.000.

Veja as chamadas públicas aqui: CNPq e MDA