Ministérios da Cultura e da Educação lançam edital “Mais Cultura nas Universidades”, com investimento de R$ 20 milhões em projetos

Data de publicação  09/10/2014, 16:52

Universidades federais e institutos federais de educação, ciência e tecnologia poderão se inscrever no edital “Mais Cultura nas Universidades” até 10 de fevereiro de 2015. O projeto destinará R$ 20 milhões para o desenvolvimento e fortalecimento da arte e da cultura brasileira, com ênfase na inclusão social e no respeito e reconhecimento da diversidade cultural. O programa é uma parceria entre os ministérios da Cultura (MinC) e da Educação (MEC).

Ministra Marta Suplicy e representantes de secretarias do Ministério da Cultura e do Ministério da Educação em reunião de lançamento do edital (Foto: Elisabete Alves)

Ministra da Cultura Marta Suplicy e representantes de secretarias do Ministério da Cultura e do Ministério da Educação, em reunião de lançamento do edital (Foto: Elisabete Alves)

“Este projeto vai enriquecer a vida cultural dos estudantes das universidades e institutos federais de educação”, destaca a ministra da Cultura, Marta Suplicy. “Vamos dar uma injeção para que vários projetos culturais possam ser realizados. E também a reforma dos equipamentos culturais, que normalmente são os mais sofridos dentro das universidades”, completa a ministra.

Para o secretário de Educação Superior do MEC, Paulo Speller, um dos diferenciais do edital é a possibilidade das universidades e os institutos federais firmarem parceria entre si e com instituições, empresas ou pessoas físicas, como centros de ensino, universidades estaduais e municipais, gestores e produtores culturais, Pontos de Cultura, comunidades locais e tradicionais e movimentos sociais, entre outros. “Isso possibilita a apresentação de projetos mais robustos, que podem ser, inclusive, regionais”, afirma.

O professor José da Costa Filho, vice-reitor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e representante da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), destacou a participação das universidades e institutos federais na elaboração do edital. “Nossas opiniões e sugestões foram muito bem acolhidas pelo MinC e pelo MEC”, ressalta. “Nossa expectativa é de que o projeto se amplie, amadureça e as universidades federais respondam com projetos fortes e animadores”, completa.

As instituições interessadas em participar do edital deverão elaborar um plano de cultura que contemple objetivos, ações e metas para um período de 12 a 24 meses. Os planos devem enquadrar-se em um dos seguintes eixos temáticos: Educação Básica; Arte, Comunicação, Cultura das Mídias e Audiovisual; Arte e Cultura Digitais; Diversidade Artístico-Cultural; Produção e Difusão das Artes e Linguagens; Economia Criativa, Empreendedorismo Artístico e Inovação Cultural; Arte e Cultura: Formação, Pesquisa, Extensão e Inovação; e Memória, Museus e Patrimônio Artístico-Cultural.

Entre as atividades que poderão ser apoiadas pelo Mais Cultura nas Universidades estão o apoio a atividades culturais em escolas públicas, a criação e o fomento de rádios e tevês universitárias, a produção de festivais culturais universitários, a criação de grupos de pesquisa e de novos cursos de pós-graduação em temas ligados à cultura, a criação de museus para preservação da história das universidades e a reestruturação e compra de equipamentos para espaços de ensino e pesquisa já existentes.

Confira abaixo o edital e o formulário de inscrição:

Mais Cultura nas Universidades

Fonte: Assessoria de Comunicação do Ministério da Cultura