Programa do CNPq seleciona propostas de cooperação com os países africanos

Data de publicação  10/11/2014, 12:18

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulga a chamada do edital MCTI/CNPq nº 46/2014 referente ao Programa de Cooperação em Ciência, Tecnologia e Inovação com Países da África (PROÁFRICA). Este edital pretende selecionar propostas para apoio financeiro a projetos que visem contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico e inovação do País no âmbito da cooperação com os países africanos e, em especial, dos integrantes da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

As propostas selecionadas serão preferencialmente das seguintes áreas: segurança alimentar; saúde pública; desenvolvimento agrícola e pecuário; inclusão social; e mudanças climáticas e eventos extremos. O apoio se dará exclusivamente a projetos com duração de 24 meses, desenvolvidos em parceria com grupos de pesquisa sediados nos países africanos, em especial da CPLP.

A submissão de propostas poderá ser realizada até o dia 22 de janeiro de 2015, através do envio do arquivo do projeto para o CNPq, exclusivamente via Internet, por intermédio do Formulário de Propostas Online, disponível na Plataforma Carlos Chagas. A seleção das propostas ocorrerá através de análises e avaliações comparativas realizadas nas seguintes etapas: análise pela área técnica do CNPq; análise pelos consultores ad hoc; análise, julgamento e classificação pelo Comitê de Avaliação; e análise, julgamento e classificação pelo Comitê de Avaliação.

A divulgação dos resultados será a partir de maio de 2015.

Chamada PRÓAFRICA

Mais informações: atendimento@cnpq.br ou pelo telefone 0800619697