Oito professores da Unilab são contemplados no edital CNPq Universal 2014

Data de publicação  17/11/2014, 17:36

CnpqOito professores da Unilab foram contemplados com projetos aprovados no último edital Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) Universal, no valor de até 30 mil reais. Os docentes aprovados foram Alexandre Cunha (Ciências Ambientais), Aluísio Marques (Biotecnologia), Cristiane Santos (Antropologia, Arqueologia, Ciência Política, Direito, Relações Internacionais e Sociologia), Fábio Figueiredo (História), Jober Fernando (Zoologia), Márcio Flávio Moura (Enfermagem), Maria Alexsandra de Sousa (Energia Nuclear, Energia renovável e planejamento estratégico) e Rodrigo Ordine (Letras e Linguística).

A chamada selecionou propostas para apoio financeiro a projetos em qualquer área do conhecimento. Todos os professores da Unilab foram contemplados na faixa A, que é destinada exclusivamente a pesquisadores doutores a partir de 2007. Os projetos selecionados devem ser executados em 36 meses.

Esta é a primeira vez que o professor Fábio Figueiredo é contemplado com o edital. O pesquisador vai coletar documentos em arquivos da Angola e Estados Unidos para estudar o nacionalismo na Angola em relação às categorias analíticas de etnia, raça, classe e gênero. “A partir das fontes vamos produzir com uma equipe, da qual a professora Larissa Gabarra também participa, e apresentar os resultados em eventos acadêmicos”, ressaltou.