Diretora do Ensino de Graduação a Distância da UnB troca experiências com professores da Unilab

Data de publicação  24/11/2014, 15:34
Nara Pimentel : diretora do Ensino de Graduação a Distância da Universidade de Brasília (UnB) e coordenadora geral da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na UnB.

A diretora do Ensino de Graduação a Distância da Universidade de Brasília (UnB) e coordenadora geral da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na UnB Nara Pimentel se reuniu na tarde desta segunda-feira (24) com os diretores dos Institutos e coordenadores de cursos da Unilab para conversar sobre o trabalho desenvolvido pela UnB na área da educação a distância. Foram discutidos assuntos como: uso das tecnologias digitais, metodologias de ensino para a ead e integração de conteúdos para cursos presenciais e a distância. O evento foi transmitido, por meio de videoconferência, para o Campus dos Malês, em São Francisco do Conde/BA.

Na ocasião, foi apresentada a plataforma Aprender, portal de conteúdo aberto para professores e estudantes da UnB que possui cerca de 45 mil usuários e tem cinco mil disciplinas por semestre cadastradas. Segundo Nara Pimentel, os professores da instituição aderem ao uso da plataforma de maneira voluntária e contam com o apoio de estudantes monitores. A UnB oferta também o curso “Professor Anísio” para docentes interessados em aprender sobre o uso das tecnologias digitais para a educação.

Encontro discute inovações e desafios no ensino a distância

“Lidar com a educação a distância é sempre desafiante no contexto de uma universidade já que é uma forma de provocar mudanças na cultura da instituição. Este encontro aqui na Unilab é uma maneira de trocar experiências e da gente aprender com o trabalho realizado por vocês, que tem suas particularidades, principalmente na diversidade e na proposta de internacionalização do ensino”, comentou Nara Pimentel.

A diretora da Educação Aberta e a Distância da Unilab Maria Aparecida da Silva destacou o momento vivenciado pela universidade. “Estamos na fase de institucionalização da educação a distância na Unilab e de integração entre o ensino a distância e o presencial”, afirmou.