Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

ProÁfrica recebe propostas até 22 de janeiro do próximo ano

Data de publicação  18/12/2014, 16:45
Postagem Atualizada há 7 anos
Saltar para o conteúdo da postagem

proafrica

Estão abertas as inscrições para a Chamada 046/2014 do Programa de Cooperação em Ciência, Tecnologia e Inovação com Países da África (PróAfrica), que é uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Na chamada, serão investidos R$ 2 milhões oriundos dos Fundos Setoriais. A data limite para submissão das propostas é 22 de janeiro de 2015. Os interessados podem se inscrever por meio do Formulário de Propostas Online, disponível na Plataforma Carlos Chagas.

As propostas encaminhadas devem priorizar áreas como: segurança alimentar, saúde pública, desenvolvimento agrícola e pecuário, inclusão social, e mudanças climáticas e eventos extremos.

O proponente, responsável pela apresentação da proposta, deve ser brasileiro ou estrangeiro com visto permanente e residente no País, além de ter o título de doutor e currículo cadastrado na Plataforma Lattes.

O objetivo do Programa de Cooperação Temática em Matéria de Ciência e Tecnologia (ProÁfrica) é selecionar e apoiar atividades de cooperação internacional em Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I) entre pesquisadores brasileiros e africanos, que contribuam, de forma sustentada, para o desenvolvimento científico e tecnológico dos países envolvidos, mediante a geração e apropriação de conhecimento e a elevação da capacidade tecnológica dos países, visando a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

ProÁfrica foi criado por intermédio da Portaria MCT n.º 363, de 22 de julho de 2004, e tem por objetivo contribuir para a elevação da capacidade científica tecnológica dos países africanos, por meio do financiamento da mobilidade de cientistas e pesquisadores com atuação em projetos nas áreas selecionadas por sua relevância estratégica e interesse prioritário para a cooperação científico-tecnológica.

De 2005 a 2010 foram lançados 05 editais, perfazendo um total de R$ 9.550.469,86 (nove milhões quinhentos e cinqüenta mil quatrocentos e sessenta e nove reais e oitenta e seis centavos) com o financiamento de 190 projetos.

A divulgação dos resultados está prevista para maio de 2015. Confira o edital completo aqui.

Com informações do site do CNPq.

Veja também estes documentos:

Universidades parceiras e seus cursos

Termo de compromisso institucional

Termo de compromisso do pesquisador

Categorias