Colegiado Territorial do Território do Maciço de Baturité realiza 1º plenária geral

Data de publicação  02/02/2015, 17:09

O Colegiado Territorial do Território do Maciço de Baturité realizou, no último dia 29, sua 1ª Plenária Geral. O objetivo foi situar o colegiado sobre o papel da Unilab no território Maciço de Baturité, por meio do Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial Maciço de Baturité (Nedetemb), ação vinculada à Incubadora Tecnológica de Economia Solidária (Intesol) e ao Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR).

A plenária contou com mais de 100 participantes oriundos dos 13 municípios do Maciço de Baturité, tanto da sociedade civil como do poder público, além de professores e estudantes da Unilab de diversos institutos.

Apresentação teatral abriu o evento com reflexão sobre as potencialidades, limites e desafios do território do Maciço de Baturité. No primeiro momento do dia, houve exposição sobre os territórios rurais e da cidadania no Brasil; as Ações Prioritárias – Ano I, da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, e intervenções da Unilab para a sociedade por meio de projetos de extensão e pesquisa, como os projetos Programa Semear alimentos e ideias: colher saúde e desenvolvimento; o Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica e a Intesol.

Em seguida, ocorreu uma apresentação do Nedetemb, que atuará no Território nos anos de 2015 e 2016. A próxima plenária será realizada no dia 13 de março, em Aracoiaba/CE, com a finalidade de renovar a diretoria do Colegiado Territorial. Serão realizadas ainda plenárias municipais, de mobilização e renovação e ampliação das entidades membros do colegiado antes da plenária territorial do dia 13 de março.

A plenária também teve a parceria do Instituto Agropolos e Secretaria do Desenvolvimento Agrário do governo do Estado do Ceará e o Apoio da Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT), do Ministério de Desenvolvimento Agrário.

Território

O Território é a unidade que melhor dimensiona os laços de proximidade/identidade entre pessoas, grupos sociais e instituições. É mediador entre a dimensão dos municípios considerando suas especificidades, a dimensão microterritorial e a dimensão territorial. Vê-se como uma área que sintetiza e materializa num determinado espaço geográfico um processo social, econômico, ecológico e cultural complexo, em interação com outros espaços diferenciados.

A missão de promover o planejamento territorial para fomentar iniciativas locais de desenvolvimento sustentável a partir da participação efetiva dos atores locais na definição, implementação, monitoramento e avaliação das políticas públicas que vêm sendo desenvolvidas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, desde o ano de 2003, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Territorial através do Programa Territórios da Cidadania. A coordenação dessa estratégia está sintonizada pelo governo federal em parceria com o governo estadual por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário e a execução das ações é realizada pelo Instituto Agropolos do Ceará.

A Incubadora Tecnológica de Economia Solidária (Intesol) é a estratégia de inclusão produtiva pautada nas concepções da economia solidária que visa congregar programas, projetos, ações e atividades de extensão e pesquisa contribuindo, especialmente, para o desdobramento de tecnologias sociais. Em suas ações, congrega o projeto Nedetemb, que é a ação direta de intervenção no território Maciço de Baturité, especialmente no que se refere ao fortalecimento das instâncias de participação cidadã – Colegiado Territorial, Núcleo Dirigente e Comitês Temáticos para o exercício do controle social sobre a execução e fiscalização das políticas públicas.