Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Colegiado Territorial do Território do Maciço de Baturité realiza 1º plenária geral

Por Equipe de Comunicação Unilab
Data de publicação  02/02/2015, 17:09
Postagem Atualizada há 11 anos
Saltar para o conteúdo da postagem

O Colegiado Territorial do Território do Maciço de Baturité realizou, no último dia 29, sua 1ª Plenária Geral. O objetivo foi situar o colegiado sobre o papel da Unilab no território Maciço de Baturité, por meio do Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial Maciço de Baturité (Nedetemb), ação vinculada à Incubadora Tecnológica de Economia Solidária (Intesol) e ao Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR).

A plenária contou com mais de 100 participantes oriundos dos 13 municípios do Maciço de Baturité, tanto da sociedade civil como do poder público, além de professores e estudantes da Unilab de diversos institutos.

Apresentação teatral abriu o evento com reflexão sobre as potencialidades, limites e desafios do território do Maciço de Baturité. No primeiro momento do dia, houve exposição sobre os territórios rurais e da cidadania no Brasil; as Ações Prioritárias – Ano I, da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, e intervenções da Unilab para a sociedade por meio de projetos de extensão e pesquisa, como os projetos Programa Semear alimentos e ideias: colher saúde e desenvolvimento; o Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica e a Intesol.

Em seguida, ocorreu uma apresentação do Nedetemb, que atuará no Território nos anos de 2015 e 2016. A próxima plenária será realizada no dia 13 de março, em Aracoiaba/CE, com a finalidade de renovar a diretoria do Colegiado Territorial. Serão realizadas ainda plenárias municipais, de mobilização e renovação e ampliação das entidades membros do colegiado antes da plenária territorial do dia 13 de março.

A plenária também teve a parceria do Instituto Agropolos e Secretaria do Desenvolvimento Agrário do governo do Estado do Ceará e o Apoio da Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT), do Ministério de Desenvolvimento Agrário.

Território

O Território é a unidade que melhor dimensiona os laços de proximidade/identidade entre pessoas, grupos sociais e instituições. É mediador entre a dimensão dos municípios considerando suas especificidades, a dimensão microterritorial e a dimensão territorial. Vê-se como uma área que sintetiza e materializa num determinado espaço geográfico um processo social, econômico, ecológico e cultural complexo, em interação com outros espaços diferenciados.

A missão de promover o planejamento territorial para fomentar iniciativas locais de desenvolvimento sustentável a partir da participação efetiva dos atores locais na definição, implementação, monitoramento e avaliação das políticas públicas que vêm sendo desenvolvidas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, desde o ano de 2003, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Territorial através do Programa Territórios da Cidadania. A coordenação dessa estratégia está sintonizada pelo governo federal em parceria com o governo estadual por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário e a execução das ações é realizada pelo Instituto Agropolos do Ceará.

A Incubadora Tecnológica de Economia Solidária (Intesol) é a estratégia de inclusão produtiva pautada nas concepções da economia solidária que visa congregar programas, projetos, ações e atividades de extensão e pesquisa contribuindo, especialmente, para o desdobramento de tecnologias sociais. Em suas ações, congrega o projeto Nedetemb, que é a ação direta de intervenção no território Maciço de Baturité, especialmente no que se refere ao fortalecimento das instâncias de participação cidadã – Colegiado Territorial, Núcleo Dirigente e Comitês Temáticos para o exercício do controle social sobre a execução e fiscalização das políticas públicas.

Categorias