Curso de Pedagogia tem aula inaugural com lançamento de livro sobre políticas de igualdade racial

Data de publicação  03/03/2015, 17:50

O curso de Pedagogia da Unilab realizou, na última sexta-feira (27), aula inaugural em que lançou o livro da professora Matilde Ribeiro, “Políticas de promoção da igualdade racial – 1986 a 2010”, e realizou debate sobre diálogos culturais, políticos e epistemológicos em mesa redonda.

A mesa de abertura do evento foi composta pela pró-reitora de Graduação, Andrea Linard, pela coordenadora do curso de Pedagogia, Rebeca Meijer, e os professores Leandro Proença e Luma Andrade. Andrea Linard afirmou que satisfeita e esperançosa de que o curso seja referência, “pois é responsável pela formação dos professores de todas as licenciaturas”.

Rebeca Meijer caracterizou o curso como inovador e destacou os desafios e pontos fortes. “O grande desafio é vencer a tendência eurocentrada da universidade, de pensar a partir da Europa e analisar as outras formas de conhecer o mundo. A metodologia proposta participa da epistemologia do eixo Sul-Sul e isso causa estranhamento na universidade. Estamos dialogando com África e diáspora, que é o Brasil africanizado, e romper com essa tradição eurocêntrica já está sendo um desafio”, declara.

A mesa redonda, cujo tema era “Diálogos culturais, políticos e epistemológicos do curso de Pedagogia”, foi composta pela professora da Unilab, Matilde Ribeiro, pelo mestre de capoeira Angola, Magnata, que colaborou para a estruturação do curso, e pelo ativista da política de igualdade racial no Ceará, Luís Bernardo.

Professora da Unilab, Matilde Ribeiro lança o livro  Políticas de Promoção da Igualdade Racial no Brasil (1986-2010).

Professora da Unilab, Matilde Ribeiro lança o livro Políticas de Promoção da Igualdade Racial no Brasil (1986-2010).

Primeira ministra da Secretaria Especial de Política da Promoção da Igualdade Racial (Seppir), considerada um expoente na luta pela igualdade racial e aplicação da Lei 10.639 – que torna obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira, Matilde Ribeiro afirmou que não poderia falar sobre o lançamento de seu livro sem abordar a Unilab e o curso de Pedagogia.

A pesquisadora explicou que a obra traça uma retrospectiva da construção das políticas de igualdade, culminando com as ações afirmativas do século XXI, entre as quais reconhece a Unilab. “Começo com o marco de 1986, dois anos antes da revisão da Constituição, quando o movimento negro se antecipou entregando uma plataforma de reivindicações, já que cem anos após a abolição da escravatura não havia ainda uma ação continuada para incluir a população negra como cidadã. Apresento uma linha do tempo, com principais momentos da luta, até a fundação da Seppir e ações afirmativas no século XXI. A Unilab faz parte desse processo, mas isso não está contundente no livro, por conta do recorte temporal, que vai até 2010, quando a universidade estava sendo criada. A Unilab é uma conquista nas ações afirmativas, uma universidade ímpar, não só pelo processo educativo, mas pela cooperação Sul-Sul. Não há um projeto acadêmico com essa envergadura e temos que reforçar isso”, sublinha.

Para Matilde Ribeiro, o curso de Pedagogia segue a linha da universidade. “Ele parte da afrocentralidade. Reforça os componentes cultural, social, político e epistemológico”, afirma.

O militante Luís Bernardo falou de sua experiência como coordenador de Políticas para a Igualdade Racial no Município de Fortaleza. “Nós avaliávamos a criação da Seppir como extremamente importante, mas sem ressonância em Fortaleza porque não havia um órgão. Dentro da Secretaria de Direitos Humanos foram criadas as coordenadorias, inclusive a de igualdade racial, com ferramentas de participação do movimento negro e eventos para promoção da cultura negra, curso de formação de professores etc”, detalha.

Bernardo apoiou a criação do curso de Pedagogia da Unilab, emprestando sua experiência como militante pela implementação da Lei 10.639 e outras pautas do movimento pela igualdade racial. “Eu participei do Fórum Permanente de Educação para as Relações Étnico-raciais do Ceará e foi com essa experiência que contribui para a criação do curso. A professora Rebeca escutou os militantes, diretamente envolvidos no processo de emancipação, e essa postura ajudou bastante”, enfatiza.

A aula inaugural foi encerrada com roda de capoeira.

Sobre o livro Políticas de Promoção da Igualdade Racial no Brasil

livro matilde

O livro “Políticas de promoção da igualdade racial – 1986 a 2010”, lançado pela Editora Garamond, surge de uma reflexão teórica política acerca da realidade brasileira a partir do reconhecimento, por parte do Estado, da existência do racismo e das perspectivas para sua superação. O reconhecimento do racismo foi impulsionado pela atuação do Movimento Negro e da organização das mulheres negras perante a sociedade e o Estado, por meio do encadeamento de lutas e negociações das políticas públicas de igualdade racial. O período escolhido (1986-2010) demarca importantes momentos da realidade social e política brasileira – do processo pré-Constituinte ao final da segunda gestão do presidente Lula.