12 de março, Dia do Bibliotecário, é comemorado com treinamento

Data de publicação  12/03/2015, 17:09

dia do biblio

12 de março é o Dia do Bibliotecário. Para comemorar a data, a direção da Diretoria do Sistema Integrado de Bibliotecas da Unilab (Dsibiuni) promove, desde o dia 10, o treinamento no sistema de software Pergamum, para a equipe da Dsibiuni.

O curso vai até esta sexta-feira (13), quando haverá homenagem aos bibliotecários. “Vamos agradecer a cada profissional pelo alto nível de comprometimento, competência profissional e ações prospectivas que elevam cada vez mais o padrão de serviços de informação prestados aos usuários das três bibliotecas da Unilab”, disse Fátima Portela, diretora da Dsibiuni.

A primeira biblioteca da Unilab foi implantada em 25 de maio de 2011 e transformada em Dsibiuni em junho de 2013. Seu primeiro bibliotecário foi Jefferson Leite. A equipe do Sistema conta atualmente com 8 bibliotecários-documentalistas que atuam em todos os campi da Unilab, no Ceará e Bahia.

Sobre o dia 12 de março

A data foi instituída em 9 de abril de 1980, pelo Decreto 84.631, assinado pelo então presidente da República, João Figueiredo. O dia escolhido homenageia a data do nascimento do bibliotecário, escritor e poeta Manuel Bastos Tigre. Engenheiro, com aperfeiçoamento em eletricidade nos Estados Unidos e que, aos 33 anos, mudou sua área de trabalho para a Biblioteconomia. Foi aprovado primeiro lugar no concurso para bibliotecário do Museu Nacional do Rio de Janeiro. Entre 1945 e 1947 trabalhou na Biblioteca Nacional e depois assumiu a direção da Biblioteca Central da Universidade do Brasil.